TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Final (financiamentos Publicos, Estado E Poder Local, Politicas Publicas)

Trabalho Universitário: Prointer Final (financiamentos Publicos, Estado E Poder Local, Politicas Publicas). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 10

PROINTER: Relatório Final

Disciplinas: Financiamentos Públicos, Estado e Poder Local, Políticas Públicas.

Índice

1-Introdução.....................................................................................................pag. 03

2-Conclusões Preliminares.............................................................................pag. 03

3-Entendendo o Problema...............................................................................pag. 04

4-Providências a serem tomadas...................................................................pag. 05

4.1-Providências de curto prazo..........................................................pag. 05

4.2-Providências de longo prazo.........................................................pag. 05

5-Apresentação de gráficos............................................................................pag. 06

5.1- Mortalidade por câncer de mama ao longo dos anos................pag. 06

5.2- Taxa de mortalidade na região sudeste.......................................pag. 06

5.3- Taxa de mortalidade por câncer de mama por região................pag. 07

5.4- Taxas brutas de mortalidade por câncer de mama por estado pag. 07

5.5- Conclusão dos gráficos apresentados..........................................pag07

6- Movimento popular......................................................................................pag. 08

6.1- Contextualização do movimento popular....................................pag. 09

7-Conclusão......................................................................................................pag. 09

8- Bibliografia...................................................................................................pag. 10

1-Introdução

Este trabalho tem por objetivo a analise um caso de câncer de mama. O nome da mulher que sofre com esse problema é Ana, moradora de um município de 50 mil habitantes. Acompanhando Ana pudemos ver toda a sua busca por consultas, exames e providencias.

Tudo começa quando Ana ao ir a uma unidade da Saúde da Família de seu bairro descobre estar com um pequeno volume da mama, seu médico então recomenda que Ana procure um ginecologista para realizar exames mais específicos. Ana então procura vários órgãos ligados à saúde de seu município, mas só consegue ser atendia quando encontra uma amiga que lhe informa não ser possível seu atendimento no município, pois o mesmo não possui médicos disponíveis.

Mas uma vez com a ajuda de uma amiga Ana é encaminhada a um ginecologista do município vizinho. Apesar do alívio, a consulta seria marcada para daqui dois meses e ela levaria duas horas para chegar ao hospital referência do estado. Após dois meses Ana foi atendida pelo ginecologista, que lhe forneceu uma guia para a realização de uma série de exames, entre eles a mamografia.

Em uma semana os exames de Ana ficaram prontos e ela volta ao seu médico na unidade da Saúde da Família para receber o diagnostico. Era o pior, Ana precisaria operar o mais rápido possível para evitar que as células cancerígenas avancem para as glândulas das axilas.

Com o encaminhamento da cirurgia em mãos Ana precisava agora marcar a data da cirurgia. Ana vai ao balcão de agendamento do hospital e recebe a infeliz notícia de que só haveria data disponível em seis meses.

2-Conclusões preliminares

Observando o caso acima podemos constatar inúmeras falhas no sistema da saúde. Tentaremos agora enumerar essas falhas para que fique mais fácil a tentativa de resolvê-las.

A primeira falha observada ocorre logo no começo do relato, onde percebemos que mesmo Ana indo a Prefeitura, a Câmara Municipal e a Secretaria de Saúde a consulta no médico especializado só ocorreu quando Ana encontrou uma amiga que tinha uma conhecida que trabalhava na secretaria de saúde.

A segunda falha que no chama a atenção foi à demora no atendimento inicial de Ana. A cura para o câncer de mama depende muito da rapidez com que ele é descoberto e tratado, mas já na consulta inicial de Ana a demora em seu atendimento foi de mais de dois meses, comprometendo todo o tratamento.

A terceira falha vem novamente da demora nos procedimentos que deveriam ser de extrema rapidez. Dessa vez Ana já com o encaminhamento da cirurgia em mãos recebe a noticia de que deveria aguardar seis meses para a cirurgia.

3-Entendendo o problema

Distribuição proporcional dos 10 tipos de câncer mais incidentes estimados para 2014 por sexo:

Ao analisarmos a figura acima, podemos constatar que a informação de que o câncer de mama é o principal câncer incidente em mulheres não é uma informação desconhecida. O que nos trás o questionamento de porque o Estado ainda trata com tanto descaso esse problema gravíssimo?

Outro fator importante observado no relato de Ana foi à demora, tanto para se diagnosticar o câncer (mais de dois meses) quanto para a operação (mais de seis meses). Como todos sabemos a rapidez no tratamento é um dos principais fatores determinando entre a vida e a morte de um paciente. Como podemos observar nos textos abaixo.

“O câncer de mama é mais frequente em mulheres com mais de 50 anos de idade, sendo acompanhado consequentemente de um aumento da mortalidade nessa faixa etária, sendo atribuído principalmente ao fato do diagnostico ser realizado, na maioria das vezes em estágios avançados da doença (MARTINS, 2009 p.222).”

“Quanto às altas taxas de mortalidade observadas no país em relação ao câncer de mama, um importante fator estaria relacionado com o diagnostico tardio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com