TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção a criança

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LILIAN MARIELI JEZIORNY

[pic 3]

Cascavel

2014

LILIAN MARIELI JEZIORNY

        

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Oficina de formaçao:projeto de intervençao;A Realidade Regional e o Serviço Social;Planejamento Social.Estagio curricular Obrigatório II

Prof. Amanda Boza Goncalves;Clarice da Luz Kernkamp;Rosane Ap. B.Malvezzi;Valquiria A.Dias Caprioli.

Cascavel

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................4

DESENVOLVIMENTO...............................................................5

CONCLUSÃO............................................................................8

BIBLIOGRAFIA.........................................................................11

        


INTRODUÇÃO

A sociedade brasileira convive com momentos de profunda instabilidade social. Averígua-se que na maioria das cidades e em determinados grupos sociais a violência tem se delineado.

Em sendo assim, a violência também se faz presente no âmago escolar. Seria ingênuo acreditarmos que a escola sozinha dará conta ao enfrentamento a este fenômeno social.

É necessária a união de todos os segmentos que compõem a sociedade para, num esforço cooperativo e articulado, buscarem a prevenção e o atendimento às situações de violência e/ou vulnerabilidade.

Com a finalidade de elaborar propostas, ações e estudos para a efetivação e fortalecimento da Rede de Proteção como ponto central do enfrentamento à Violência contra crianças e adolescentes, foi organizada uma comissão denominada “Comissão da Rede de Proteção”.

As discussões apontaram para a necessidade da elaboração de um documento orientador com a descrição e especificação dos serviços e atendimentos disponíveis no município de Cascavel, o que facilitará a articulação entre os pares.

O resultado dessas reuniões da Comissão culminou na e definição de termos, direcionando para a formalização de uma Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, por meio da qual, além do aspecto protetivo, seus integrantes estarão incumbidos de desenvolver ações preventivas, de promoção e de reabilitação. O foco deste trabalho tem como princípio a integralidade no atendimento à criança, ao adolescente e sua família.

 

        

DESENVOLVIMENTO

As ações do “Plano Nacional de Enfrentamento Contra a Violência as Crianças e aos Adolescentes” serão efetivadas através de sua municipalização e quando o foco delas centrar-se nos eixos: atendimento, prevenção, articulação, mobilização e protagonismo juvenil, objetivando o fortalecimento das redes de proteção como ponto central do enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes.

Entende-se por “Rede de Proteção”

Um padrão operacional que prima pela descentralização na tomada de decisões, pela democracia, flexibilidade e dinamismo de sua estrutura, pelo alto grau de autonomia de seus membros e pela horizontalidade das relações entre seus elementos (Brasil, 2006, pg.14).

Por conseguinte, a Rede de Proteção não pressupõe um novo conceito ou um novo serviço, mas sinaliza a necessidade de uma concepção que valoriza a integração e a intersetor alidade, pois “Ampliar parceiros, envolver instituições governamentais e não governamentais, são algumas diretrizes que norteiam a Rede de Proteção” (Brasil, 2006, pg16).

As Redes são fundamentalmente uma articulação entre pares e tem por pressuposto que cada segmento ou serviço e incapaz de atender sozinho o fenômeno da violência, exigindo assim o reconhecimento do outro como importante aliado em uma relação de cooperação, partilha de objetivos e princípios éticos comuns, a partir das suas especificidades.

A Rede terá as características próprias da população do município de Cascavel, sendo fundamental que ela trabalhe no sentido da interrupção do ciclo da violência. Os participantes, o articulador e o modo especifico de trabalhar devem ser acordados entre o grupo.

E essencial que a Rede tenha legitimidade política e social. Isto não significa que deve ser institucionalizada, pois precisa de autonomia e horizontalidade. A legitimidade significa que ela e incorporada as práticas dos serviços e seu trabalho e fundamental para a efetivação das ações no campo da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Características da Rede de Proteção

Dinamismo: A Rede e uma estrutura flexível, dinâmica e em movimento. Ela e multifacetada;

Participação: A cooperação e o que a faz funcionar, sem participação ela deixa de existir;

Horizontalidade: A rede não possui hierarquia nem chefia. As lideranças provem de muitas fontes e pode variar conforme o tipo de ação;

Múltiplas composições: Ela pode se desdobrar em vários segmentos autônomos (sub redes) capazes de operar independentemente do restante da rede, de forma temporária ou permanente, conforme a demanda ou a circunstância;

Estratégia para a mobilização da Rede de Proteção:

  • Privilegiar espaços de articulações já existentes.
  • Sensibilizar os envolvidos por meio da socialização de dados, analises e reflexões sobre a Violência contra crianças e adolescentes.
  • Mapear as ações de enfrentamento a violência (quem recebe a denúncia, para onde as vítimas são encaminhadas, se existe trabalho com os familiares, etc.).
  • Estabelecer coletivamente objetivos a curto, médio e longo prazo.
  • Envidar ações de prevenção a violência contra crianças e adolescentes, através da sensibilização da comunidade, com ênfase no acolhimento, orientação e atendimento de adolescentes e crianças em situação de risco social e pessoal.
  • Mapear os focos mais evidentes de violência para, consequentemente, propor ações de enfrentamento coletivo.

Identificar, notificar, atender e manter uma atitude vigilante, de acordo com a necessidade e gravidade do caso, com a proposição de ações preventivas.

O estabelecimento do fluxo de atendimento exige o diagnóstico prévio do nível de gravidade, que deve ser considerado a partir da avaliação da vítima, da agressão sofrida, da família e do agressor.

Constitui-se em uma ferramenta de comunicação para que haja a devida notificação e ação entre os agentes da rede. Os serviços apresentados no fluxograma são grandes áreas consideradas “portas de entrada”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com