TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Oficina Educação Ambiental

Artigo: Prova Oficina Educação Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 11

Oficina de Educação Ambiental

Atividade Avaliativa

Atividade Avaliativa

Revisão da tentativa 2

Iniciado em sábado, 12 abril 2014, 10:57

Completado em sábado, 12 abril 2014, 11:01

Tempo empregado 4 minutos 25 segundos

Nota 10 de um máximo de 10(100%)

Question 1

Notas: 1

(ENADE 2005) A urbanização brasileira vem-se caracterizando, nas últimas décadas, por intenso processo de metropolização, ou seja, concentração de população em grandes cidades conurbadas. O conjunto metropolitano reúne atualmente 413 municípios, onde vivem pouco mais de 68 milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 167 quilômetros quadrados, conformando uma realidade muito diversificada em relação à efetiva conturbação do território.

Sobre esse fenômeno da metropolização brasileira, julgue os itens a seguir:

Com o aumento da importância institucional e demográfica, as metrópoles brasileiras estão concentrando, hoje, um conjunto de questões sociais, cujo aspecto mais evidente e dramático é a exacerbação da violência.

Com a metropolização, há efetivo processo civilizador, que traz vantagens a todos os indivíduos e grupos sociais que se instalam em áreas metropolitanas.

A aglomeração de população em metrópoles é o resultado de fatores de expulsão do campo e de fatores da atração que as cidades exercem sobre as correntes migratórias.

Assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. Todos os itens estão certos.

b. Apenas um item está certo.

c. Apenas os itens I e II estão certos.

d. Apenas os itens II e III estão certos.

e. Apenas os itens I e III estão certos. Correto

Resposta correta: Apenas os itens I e III estão certos.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta: a violência é um dos principais problemas das metrópoles brasileiras, e um dos fatores que contribuiu para a aglomeração de pessoas nos grandes centros urbanos foi o êxodo rural e a busca por melhores condições de vida nessas regiões, o que torna verdadeira as afirmativas I e III. Já a afirmação II é falsa, pois a metropolização não resulta me um efetivo processo civilizador, muito pelo contrário, muitas vezes este fenômeno traz mais prejuízos e impactos à sua população residente do que vantagens.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

(ENADE 2009). Leia o planisfério em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir da imagem de satélite:

mapa do mundo

Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa:

Escolher uma resposta.

a. comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.

b. substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.

c. abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial. Correto

d. expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia do mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.

e. registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.

Resposta correta: abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta, já que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa correspondem à Europa, Japão e aos Estados Unidos, que figuram entre as maiores economias mundiais, o que contribui para as maiores taxas de consumo per capita de recursos naturais, e exercem forte influência na atual ordem econômica mundial.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

(ENADE 2009 – Adaptado) Leia o trecho:

“O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, com uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal)”. GOHN, 2003.

É CORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido neste trecho:

Escolher uma resposta.

a. defende outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um noto tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social. Correto

b. é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados, com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores, sindicalizados e suas respectivas centrais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com