TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Oficina Educação Ambiental

Trabalho Universitário: Respostas Oficina Educação Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  7.893 Visualizações

Página 1 de 11

Oficina de Educação Ambiental

Atividade Avaliativa

Atividade Avaliativa

Revisão da tentativa 1

Nota 10 de um máximo de 10(100%)

Question1

Notas: 1

(ENADE 2005) A urbanização brasileira vem-se caracterizando, nas últimas décadas, por intenso processo de metropolização, ou seja, concentração de população em grandes cidades conurbadas. O conjunto metropolitano reúne atualmente 413 municípios, onde vivem pouco mais de 68 milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 167 quilômetros quadrados, conformando uma realidade muito diversificada em relação à efetiva conturbação do território.

Sobre esse fenômeno da metropolização brasileira, julgue os itens a seguir:

I. Com o aumento da importância institucional e demográfica, as metrópoles brasileiras estão concentrando, hoje, um conjunto de questões sociais, cujo aspecto mais evidente e dramático é a exacerbação da violência.

II. Com a metropolização, há efetivo processo civilizador, que traz vantagens a todos os indivíduos e grupos sociais que se instalam em áreas metropolitanas.

III. A aglomeração de população em metrópoles é o resultado de fatores de expulsão do campo e de fatores da atração que as cidades exercem sobre as correntes migratórias.

Assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. Todos os itens estão certos.

b. Apenas os itens II e III estão certos.

c. Apenas os itens I e II estão certos.

d. Apenas um item está certo.

e. Apenas os itens I e III estão certos.

Resposta correta: Apenas os itens I e III estão certos.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta: a violência é um dos principais problemas das metrópoles brasileiras, e um dos fatores que contribuiu para a aglomeração de pessoas nos grandes centros urbanos foi o êxodo rural e a busca por melhores condições de vida nessas regiões, o que torna verdadeira as afirmativas I e III. Já a afirmação II é falsa, pois a metropolização não resulta me um efetivo processo civilizador, muito pelo contrário, muitas vezes este fenômeno traz mais prejuízos e impactos à sua população residente do que vantagens.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

(ENADE 2009). Leia o planisfério em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir da imagem de satélite:

Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa:

Escolher uma resposta.

a. registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.

b. abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

c. comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.

d. expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia do mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.

e. substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.

Resposta correta: abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta, já que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa correspondem à Europa, Japão e aos Estados Unidos, que figuram entre as maiores economias mundiais, o que contribui para as maiores taxas de consumo per capita de recursos naturais, e exercem forte influência na atual ordem econômica mundial.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

(ENADE 2009 – Adaptado) Leia o trecho:

“O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, com uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado umanova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal)”. GOHN, 2003.

É CORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido neste trecho:

Escolher uma resposta.

a. defende outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um noto tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.

b. é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados, com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores, sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com