TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova simulada elaborada pelo professor, no padrão adotado nas avaliações de desempenho

Ensaio: Prova simulada elaborada pelo professor, no padrão adotado nas avaliações de desempenho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Ensaio  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

Prova simulada elaborada pelo professor, no padrão adotado nas avaliações de desempenho.

Modelo: Questões de múltipla escolha:

1- Marque a alternativa correta a partir da perspectiva antropológica: Ao ouvirmos uma afirmativa do tipo: “a família de João é maluca. Ele ficou doente e ao invés de eles procurarem um médico, foram a um Centro Espírita. Que horror! Que falta de civilização!” podemos afirmar que:

A) Existem pessoas, como a que expressou essa frase, que revelam em suas atitudes a preocupação com a saúde da população.

B) Este é um exemplo claro de relativismo cultural.

C) Este é um exemplo claro de etnocentrismo.

D) Quem usa uma afirmativa deste tipo está certo, uma vez que atitudes deste tipo, como a realizada pela família de João, podem acabar matando as pessoas.

E) Este é um exemplo claro de uma postura tolerante em relação ao outro.

Resposta: Letra A

2- Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.

Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.

I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.

II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.

III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.

IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.

Assinale a alternativa correta.

A) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

B) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.

C) Apenas as afirmativas II e III são corretas.

D) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.

E) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

Resposta: Letra C

3- Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. O indivíduo sentia-se livre de vínculos sociais e, muitas vezes, apresentava um comportamento anti-social.

Com base nessa idéia, assinale a única alternativa certa sobre o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Raul Seixas, “ O dia em que a terra parou “, apresentada abaixo.: No dia em que todas as pessoas/ Do planeta inteiro/ Resolveram que ninguém ia sair de casa/ Como que se fosse combinado em todo o planeta/ Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém/ O empregado não saiu pro seu trabalho/ Pois sabia que o patrão também não tava lá/ Dona de casa não saiu pra comprar pão/ Pois sabia que o padeiro também não tava lá/ E o guarda não saiu para prender/ Pois sabia que o ladrão, também não tava lá/ E o ladrão não saiu para roubar Pois sabia que não ia ter onde gastar (...) E nas Igrejas nem um sino a badalar/ Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá/ E os fiéis não saíram pra rezar/ Pois sabiam que o padre também não tava lá E o aluno não saiu para estudar/ Pois sabia o professor também não tava lá/ E o professor não saiu pra lecionar/ Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar No dia em que a Terra parou (Ôôôô)/ No dia em que a Terra parou (...)

A) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, acirramento ou interiorização das normas de conduta.

B) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, pois episódios como esse ocorrem frequentemente.

C) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, já que este fato encontra-se fora limites estabelecidos pela coletividade.

D) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, inversão ou ausência total das normas de conduta.

E) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de patologia social, já que este fato encontra-se nos limites da consciência coletiva.

Resposta: Letra D

Questões discursivas:

Questão I- Leia o caso concreto abaixo e responda as questões propostas: Estudantes denunciam pichação contra judeus no RS Por: Globo online, 19/11/2007 Estudantes que concorrem à eleição do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciam que foram vítimas de preconceito. Os alunos pretendem registrar um boletim de ocorrência na manhã desta segunda-feira (19), em Porto Alegre. Eles afirmam que um cartaz com a propaganda eleitoral de uma das chapas foi pichado com uma suástica e com os dizeres "fora judeus". A chapa é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com