TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provas De Concurso Professor De Filosofia - IFSC - 2013

Trabalho Universitário: Provas De Concurso Professor De Filosofia - IFSC - 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  5.008 Palavras (21 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 21

QUESTÕES DE FILOSOFIA:

11) Considere a lista a seguir das escolas pré-socráticas:

I. Escola jônica antiga

II. Escola jônica nova

III. Escola eleática

IV. Escola itálica

V. Escola atomista

VI. Sofistas

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um representante de cada escola.

A) Anaximandro, Empédocles, Pitágoras, Parmênides, Leocipo, Protágoras.

B) Tales de Mileto, Heráclito, Parmênides, Pitágoras, Demócrito, Górgias.

C) Anaxímenes, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Leocipo, Górgias.

D) Tales de Mileto, Anaxágoras, Heráclito, Pitágoras, Demócrito, Protágoras.

E) Anaximandro, Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito, Leocipo, Crítias.

12) "Enquanto lógicos, não estamos interessados no processo psicológico de raciocínio, mas em algo que resulta desse processo quando se faz uma listagem das razões para que se acredite em uma certa conclusão: os argumentos. De certa maneira você pode dizer que o raciocínio é um processo de construir argumentos para aceitar ou rejeitar uma certa proposição. Assim, na tentativa de determinar se o raciocínio realizado foi correto, uma das coisas das quais a lógica se ocupa é a análise dos argumentos que são construídos. Ou seja, cabe à lógica dizer se estamos diante de um "bom" argumento ou não" (MORTARI, Cezar. Introdução à Lógica. São Paulo: Editora da Unesp. 2001, p. 16).

A propósito das noções de validade e verdade no contexto da avaliação de argumentos, indique se as proposições a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A validade de um argumento está diretamente relacionada com o conteúdo e a verdade das premissas. Sendo verdadeiras as premissas, o argumento torna-se válido, pois, nesse caso, a conclusão será uma consequência lógica das premissas.

( ) Se as premissas de um argumento forem verdadeiras e não é possível que a conclusão seja falsa, então, o argumento é válido. Nesse caso, diz-se que a conclusão é consequência lógica das premissas.

( ) Se todas as premissas de um argumento são válidas para a conclusão, então, o argumento é verdadeiro. A validade das premissas é determinante para a verdade da inferência.

( ) Um argumento com premissas falsas pode ser válido, porquanto a validade é algo que concerne à estrutura ou forma dos argumentos, não seu conteúdo.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

A) V-V-F-F

B) F-F-V-V

C) V-F-V-F

D) V-V-V-V

E) F-V-F-V

13) "Os argumentos podem ser classificados em duas categorias - indutiva e dedutiva - dependendo de suas conclusões seguirem ou não de suas premissas básicas" (NOLT, John. Lógica. São Paulo: McGraw-Hill, 1991, p. 45). De acordo com isso, classifique os argumentos a seguir como indutivos ( I ) ou dedutivos (D):

( ) Nenhum mortal pode parar o no tempo. Você é mortal. Portanto, você não pode parar o tempo.

( ) Não estamos sendo visitados hoje por pessoas vindas do futuro. Portanto, a "máquina do tempo" nunca será desenvolvida (Stephen Hawking).

( ) O universo é como um relógio. Relógios existem porque algum artesão os concebeu e criou. Logo, o universo existe porque um artífice o concebeu e criou.

( ) Se a população humana chegar a 10 bilhões haverá uma crise de recursos naturais. Em 2050 a população vai alcançar a marca de 10 bilhões. Logo, haverá uma crise de recursos naturais em 2050.

Assinale a alternativa correta:

A) I, D, D, I

B) D, D, I, I.

C) I, I, D, D.

D) D, I, I, D.

E) D, I, D, D.

14) No diálogo Fedro, Platão ilustra sua concepção tripartida da alma através do mito do carro puxado por uma parelha alada e conduzido por um cocheiro. Conforme o relato, Um dos cavalos é belo e de boa raça, enquanto o outro é de raça ruim e de temperamento bravo. Em relação à teoria de Platão, os dois cavalos referem-se respectivamente à:

A) Alma racional e alma concupcível.

B) Alma irascível e alma concupcível.

C) Alma racional e alma irascível.

D) Alma vegetativa e alma irascível.

E) Alma irascível e alma racional.

15) Na tentativa de responder à questão da origem da vida em sociedade ou o Estado foram dadas muitas das respostas pela filosofia, que poderiam ser distinguidas nas três seguintes:

I. Origem natural do estado. O homem é essencialmente sociável. É a própria natureza que induz o indivíduo a associar-se com outros indivíduos e organizar-se em comunidade.

II. Origem sobrenatural. A associação entre os homens é uma consequência da queda do homem de uma condição originária de perfeição e felicidade na qual não precisava de apoio e ajuda por parte dos outros.

III. Origem convencional. Originalmente, o homem era plenamente autossuficiente e, por isso, não precisava unir-se aos outros. Contudo, a presença de tantos outros pequenos centros de poder (que eram os outros homens) fez, inevitavelmente, ocorrerem conflitos, e para serem evitados, foi necessário tratar com os outros e por-se de acordo com eles, renunciando a direitos e sujeitando-se a alguns deveres.

Assinale a alternativa incorreta:

A) A descrição I corresponde ao pensamento de Aristóteles e Hobbes.

B) A descrição I corresponde ao pensamento de Aristóteles e Marx.

C) A descrição III corresponde ao pensamento de Locke e Rousseau.

D) A descrição III corresponde ao pensamento de Hobbes e Rousseau.

E)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com