TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Jurídica Aula 3 E 4 Estácio

Dissertações: Psicologia Jurídica Aula 3 E 4 Estácio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 03

Objetivos

1)Diferenciar as categorias: sexo e gênero

Sexo é o componente genético anatômico e funcional, que estabelece a diferença entre homem e mulher. Alguns dicionários consultados também colocam o sexo como sendo uma diferença física ou conformação especial que distingue o macho da fêmea.

O gênero por sua vez é conceituado como uma configuração histórica, social e política que distingue o homem da mulher, e a forma com o esse contexto é elaborado psicologicamente pelas pessoas. Os dicionários descrevem que o gênero é um Agrupamento de seres ou objetos que têm entre si características comuns.

2)Compreender as questões culturais relacionadas ao gênero

É um fato que a sociedade é machista, pois existe toda uma construção ideológica de para o homem tudo, e para a mulher o nada, ou sempre as posições menos reconhecidas.

A autora Noeliza Lima dá exemplos de como se dá o reforço da sociedade a figura masculina que vai da infância com os super heróis, e as cantigas executadas em brincadeiras infantis, como é o caso do cravo e a rosa. Com toda essa divulgação há uma construção no ideário da sociedade de que a mulher excelente é aquela que é submissa, a cuidadora, a santa, a tarefeira.

3) Entender a forma como a Psicologia trata as questões de gênero e a violência de gênero

O texto menciona que um dos compromissos da psicologia é promover a qualidade de vida aos seres humanos, o profissional desta ciência tenta ser o agente transformador, com consciência, ética e eficiência, frente aos danos causados por violência de gêneros na sociedade contemporânea.

Aula 04

Objetivos

1) Compreender a formação dos afetos entre as pessoas;

É preciso lembrar a importância dos afetos, para isso, temos que observar primeiramente os vínculos, para verificar como se dá a formação dos afetos entre as pessoas. O autor menciona refletir sobre os vínculos possibilita ter novos significados para experiências primitivas.

O autor do texto também menciona que o afeto não administrado nos empobrece.

2) Descrever a formação e função da família em seus aspectos psicossociais;

O autor menciona que o conceito de família tem múltiplos significado, mais a definição de família escolhida pelo autor foi de que família é um conjunto invisível de exigência funcional que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a igualmente, como um sistema que opera através de padrões transnacionais. Atualmente, na sociedade o modelo vigente de família é pai, mãe e filhos, de preferência um casal com divisões do trabalho. As exceções são as famílias acabam sendo maiores que a representação social de família.

De acordo com o texto, a família atualmente tem 2 objetivos, sendo um interno, com a proteção psicossocial dos membros, e o outro de nível externo com a acomodação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com