TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUIZ PARA A RECEPÇÃO DOA CALOUROS

Por:   •  21/3/2016  •  Ensaio  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade

O Indivíduo e a Sociedade

  1. Qual a importância da vida em grupo para os seres humanos?

R. A vida em grupo é que transforma o animal homem em um ser humano. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as características que chamamos humanas.

  1. O que são interações sociais?

R. A ação recíproca de ideias, os atos ou sentimentos entre pessoas, entre grupos ou entre pessoas e grupos, implica na modificação do comportamento das pessoas ou grupo que delas participam, sendo ela responsável pela socialização dos indivíduos e também pela formação da personalidade.

  1. O que são processos Sociais?

R. Interações repetitivas de padrões de comportamento comumente encontrado na vida social. São as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos se relacionam, estabelecendo relações sociais.

  1. Quais são os processos sociais mais importantes e considerados como básicos?

R. Cooperação, competição, acomodação, assimilação e conflito

  1. O que é cooperação? Cite exemplos do seu cotidiano.

R. Consiste sempre numa ação comum para realizar determinado fim, é uma forma de interação em que diferentes indivíduos ou grupos trabalham juntos para o fim em comum. Ex.: Trabalho na faculdade; mutirão de limpeza, etc...

  1. O que é a competição? Qual o seu papel na sociedade? Cite exemplos nas relações internacionais.

R. É um processo social que ocorre com os indivíduos ou grupos sociais e que consiste na disputa consciente ou inconsciente por bens e vantagens sociais limitados em número e oportunidades. Seu papel na sociedade apresenta utilidade quando é regulada de algum modo, ou formal ou informal. Ex.: disputa comercial entre as diferentes nações, copas do mundo, etc..

  1. O que é conflito? Em que difere da competição? A sociedade pode coexistir com o conflito? Cite exemplos no cenário mundial.

R. É um processo pelo qual pessoas ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores. Ao contrário da competição, reveste-se de atitude consciente, emocional e transitória, na sua forma mais extrema o conflito leva a eliminação total dos oponentes. O conflito não pode durar muito tempo devido ao elevado grau de tensão social. Ex.: Guerras, racismo, econômicos.

  1. O que é processo social conhecido como acomodação? Exemplifique.

R. É o processo pelo qual o indivíduo ou grupos se ajustam a uma situação conflitiva sem terem admitido mudanças importantes, é o ajustamento aparente, superficial e quase sempre precários dos que estiveram em conflitos e pode apresentar vários graus: a coerção, tolerância, compromisso ou acordo, a conciliação.

  1. O que é assimilação? Explique-a como um processo de difusão cultural, exemplifique com processos históricos concretos de diferentes países.

R. É um processo que implica que os indivíduos ou grupos alterem profundamente suas maneiras de pensar, sentir e agir, é um processo longo e complexo que garante uma solução permanente para o conflito. Constitui um processo de difusão cultural mutua através do qual grupos e pessoas passam a partilhar de uma cultura comum. Ex.: migrações realizadas por italianos, espanhóis e outros.

  1. Estão aumentando as interações sociais do ponto de vista global? Há uma intensificação dos processos sociais básicos? Identifique e exemplifique

  1. O que é processo de socialização?

R. Aquisição de maneiras de agir, pensar e sentir próprias do grupo, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive, tem início no momento em que nasce continua ao longo de toda a sua vida e só acaba quando a pessoa morre.

  1. Discuta o conceito de personalidade.

R. É o sistema de tendências do comportamento total de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento, baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensarsentir e agir, está ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade, ou disposições de ação como a honestidade, como desejável ou não.

  1. O homem adquire personalidade própria ou já nasce com ela? Explique.

R. Adquire a personalidade própria, pois existe vários tipos de personalidade, o fato determinante é o meio em que ele convive, vai desenvolvendo aquelas que são mais admiradas.

  1. O que é uma ‘personalidade normal’ em determinada sociedade?

R. É aquela que foi produzida pela experiência total de uma pessoa criada nessa sociedade, em função das culturas existentes.

  1. Como a criança adquire as tendências de comportamento aceitas pelo grupo social?

R. Uma sociedade dispõe de um ou mais tipos de personalidades que as crianças são levadas a copiar. Como somente algumas são admiradas e recompensadas pelos adultos, são estas que as crianças mais desenvolvem.

  1. O que são tipos positivamente sancionadas de personalidade?

R. São símbolos sociais, que expressam um tipo de personalidade que se quer imitar por suas qualidades reveladas.

  1. Há tipos positivamente sancionados em qualquer grupo social? Exemplifique.

R. Sim, os heróis são considerados tipos positivamente sancionados de personalidade, e pode haver um para cada sexo, nível etário, cada etnia, etc.. em uma mesma sociedade. As diversas ocupações profissionais criam seus símbolos sociais, baseados em figuras que possam servir de exemplo a serem imitados.

  1. O que são valores sociais?

R. Uma evidencia e um absoluto, que se pode melhorar, mais não se pode, normalmente coloca-lo em duvida, os valores é que determinam numa civilização aquilo para o qual vale a pena viver e eventualmente morrer.

  1. O que é um juízo de valor? Por que emitimos juízos de valor?

R. São avaliações sobre coisas, pessoas, situações, são proferidas na moral, nas artes, na politica, na religião. Emitimos juízo de valor porque enunciam normas que determinam nossos sentimentos, atos e comportamentos, avaliam intenções e ações do que é correto e incorreto.

  1. O que é normal em uma dada sociedade pode ser absolutamente anormal em outra? Porquê?

R. Sim, pois cada sociedade segue uma norma , um padrão, que para membros de outra sociedade podem parecer irracionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com