TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando foi criado o Congresso Nacional

Artigo: Quando foi criado o Congresso Nacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Quando foi criado o Congresso Nacional?

Palácio do Congresso Nacional é o nome não oficial do Palácio Nereu Ramos. Inaugurado em 1960, foi projetado por Oscar Niemeyer para abrigar o Congresso Nacional do Brasil. É um dos três edifícios monumentais que definem a Praça dos Três Poderes, sendo os demais o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, também de sua autoria. É considerado como o maior símbolo da capital do Brasil, além de referido frequentemente como o ícone do próprio país, no exterior.

Sobre um bloco-plataforma horizontal encontram-se dispostos uma semiesfera à esquerda (assento do Senado), um hemisfério à direita (assento da Câmara dos deputados) e, entre ambas, duas torres gêmeas de escritórios (o chamado "Anexo 1"), que se elevam a cem metros de altura. O congresso ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel.

O edifício é implantado em continuidade ao eixo monumental, a principal avenida da capital brasileira, conforme concebido por Lúcio Costa. À sua frente encontra-se um grande gramado, usado pela população como palco de passeatas, protestos e outras manifestações públicas. Na parte posterior do edifício encontra-se a Praça dos Três Poderes.

O que é sistema proporcional? Como funciona no Brasil.

O sistema proporcional parte do princípio de que em uma assembleia representativa deve ser discutido e tratado todos os interesses e pensamentos da sociedade. Nesse sistema o voto tem o mesmo valor a todas as pessoas, independente de sua posição social. Nesses sistemas proporcionais temos como base o voto individual, muitas vezes transferível.

No voto individual transferível, o eleitor expressa seu interesse a um 2º ou 3º candidato, quando vota em um candidato. No caso de seu candidato não ser eleito o voto irá para os candidatos base de seu partido. Logo, vêm os sistemas proporcionais de lista, ao qual é fixada uma lista que representantes por partido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com