TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quebra Do Equilíbrio Ecológico

Monografias: Quebra Do Equilíbrio Ecológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO

Como já é claro em sua nomenclatura, o desequilíbrio ecológico ocorre quando a natureza é “desequilibrada” de alguma forma, ou seja, quando algum elemento que naturalmente se encontra nesta área é reduzido, adicionado ou extinto. Isso pode ocorrer de várias formas, sendo algumas delas: O desmatamento, a pesca desenfreada, as queimadas, caça e uso excessivo de agrotóxicos. Com isso, todo o ecossistema é afetado e, por exemplo, uma praga pode se proliferar simplesmente pelo fato de seu predador natural estar extinto.

Gerando assim um grande problema principalmente para a sociedade, pois com o ecossistema desequilibrado é ela que sofrerá as maiores consequências. Com o alastramento dessas pragas, doenças jamais vistas irão surgir, e por serem novas não haverá tratamento adequado para cada uma delas, e assim, surgirão várias epidemias, afetando cada vez mais o meio social. Por sua vez, causando superlotações em hospitais, falta de médicos, de infraestrutura, desencadeando assim muitas mortes principalmente pela falta do devido conhecimento sobre tal doença.

Durkheim diria que se os fatos levam a tais consequências é porque há algum motivo desconhecido para isso, nenhum indivíduo deve se voltar contra a situação e nem querer mudá-la. Pois para ele, tudo tem um proposito, mesmo que perante a espécie humana seja algo ruim, no futuro, todos entenderão o porquê de tudo isso.

Marx afirmaria que os fatos estão consumados, defenderia que é preciso aproveitar do momento para fazer as adaptações necessárias para melhorar a sociedade. Usaria da situação para que a questão ambiental fosse revista e aprimoradas novas soluções para tal problema.

A engenharia e a sociologia precisam andar juntas, já que a engenharia tem como objetivo resolver os maiores problemas da sociedade, e a sociologia mostrar como a sociedade é de fato. Em relação ao desequilíbrio ecológico é dever da Engenharia, encontrar um meio viável de amenizar tal situação. Tudo que for construído por um engenheiro tem que ser muito bem pensado para que no futuro não exista um grande impacto no meio ambiente, evitando assim, um impacto ainda maior na sociedade. Já a sociologia busca cercar todas as informações das áreas do convívio humano.

Exemplo e consequências

Se acaso o numero de caças a cobras aumentarem consideravelmente em uma pequena area, em um curto periodo de tempo, já haverá um desequilibrio neste ecossistema, pois com a diminuição das cobras, aumentaria a quantidade de sapos que por sua vez são os alimentos das cobras. Com o aumento dos sapos, a população de insetos diminuiria e assim, faltaria alimento para outro grupo de seres vivos que tambem se alimentam desses insetos. Porem, o maior prejuizo para toda a sociedade residente naquela area, seria o aumento de roedores, ratos, por exemplo, que tambem seriam o alimento das cobras, com essa maior população de roedores, eles comeriam mais e como o alimento forneciodo pela natureza não será capaz de atender a demanda de roedores, eles então, irão começar a invadiar as residencias de toda a sociedade, podendo assim trazer a esse grupo novos tipos de doenças.

Referencias

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desequilibrio_ecologico.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com