TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Apoio Economia

Artigo: Questionário De Apoio Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

1. O que foi a crise asiática de 1997 e como atingiu o Brasil derrubando o Plano Real?

R: A crise financeira asiática foi um período de crise financeira que atingiu grande parte da Ásia, tendo começado no verão de 1997, gerando temor de uma crise em escala mundial e contágio financeiro. A fragilidade maior dos países estava nos regimes cambiais, semifixos, atrelados a uma “cesta de moedas”, tendo como parâmetro o dólar, já que a inflação nestes países era maior do que nos EUA,Com a fuga de capitais externos do Brasil, o governo FHC começa o processo de desvalorização do real co o fim da ancora cambial e decreta o fim do Plano Real , com o objetivo de gerar superávits comerciais exigidos pelo capital estrangeiro como forma de garantir suas remessas de lucros e juros.

2. O que é sistema de metas da inflação?

R: É uma política econômica utilizada no Brasil por Mario Henrique S. no chamado processo de correção monetária, para viabilizar o processo de redução inflacionaria e procurar ao desenvolvimento harmônico foi implementado no Brasil em julho de 1999, servindo como novo instrumento de controle inflacionário, sua importância esta em fornecer uma forma de medição de tal forma a corrigir o capital da desvalorização e os salários da perda de poder aquisitivo.

3. Como o Plano Real conseguiu acabar com a hiperinflação?

R: Em 1994, ano em que foi lançado o Real, a inflação anual superava inacreditáveis 4.900%.

O que o Plano Real conseguiu fazer foi minar essa relação. Parte desse feito se deve a criação da Unidade Real de Valor (URV), atrelada ao dólar e que servia como moeda estável para todas as transações econômicas, com conversão obrigatória de valores, promovendo uma desindexação geral da economia. Ela entrou em vigor em fevereiro de 1994. Consumidores e empresas teriam liberdade para vincular seus contratos ao novo índice, ou manter os valores expressos em cruzeiros reais. Aos poucos, população e empresas começaram a se acostumar com a URV, abrindo espaço para implantação da nova moeda, o Real, em 1º de julho de 1994, quando estreou valendo exatamente 1 URV (e exatos CR$ 2.750).

4. Que governo iniciou a abertura comercial no Brasil e como ela ajudou na modernização industrial do país?

R: O governo Collor,

5. Quais as medidas do Plano Collor I que afetaram a quantidade de dinheiro da economia? E qual o seu resultado?

6. O que foi o Consenso de Washington e que influência teve no Brasil?

R: Reunião de funcionários do governo dos EUA, dos organismos internacionais e economistas latino-americanos discutiam um conjunto de reformas essenciais para que a América Latina superasse a crise econômica e retomasse o caminho do crescimento. O consenso representava uma corrente de pensamento na defesa de um conjunto de medidas técnicas em favor da economia de mercado, que visavam, em tese, a recuperação econômica dos países latino-americanos. as medidas do consenso de Washington aplicadas ao Brasil foram fundamentais para o que o País conseguisse se ajustar e promover o desenvolvimento econômico que hoje caracteriza a economia brasileira.

7. O que é neoliberalismo e qual sua relação com a globalização da economia brasileira?

R: Embora esse processo leve a uma menor presença do Estado como produtor de bens e serviços, com maior liberdade de mercado (o chamado neoliberalismo), ele, na realidade, traz a necessidade de maior atuação do Estado na regulamentação e fiscalização da economia de mercado, no sentido de proteger os interesses dos consumidores e garantir o direito de concorrência para empresas com menor poder de barganha.Também a partir das duas últimas décadas do século XX, ao lado da globalização produtiva, iniciou-se um processo de crescimento do fluxo financeiro internacional, baseado no mercado internacional de capitais, denominado globalização financeira. Esta se caracteriza por inovações financeiras, como a proteção contra riscos (hedge), securitização de títulos e o desenvolvimento do mercado de derivativos (mercados futuros, opções e swaps).

8. Quais os tipos de inflação e qual deles teve maior impacto na hiperinflação dos anos 80 e 90 no Brasil?

R: 1) Inflação de demanda. Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.

2) Inflação de custo. Também pode ser chamada de inflação de oferta, e é aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto. Por exemplo, caso ocorra o aumento do valor da matéria-prima, os produtos que são derivados dessa matéria irão sofrer uma inflação. Essa inflação pode ocorrer também em virtude da elevação das taxas de juros, salários, combustíveis e tarifas públicas.

3) Inflação estrutural. Esta se relaciona com a ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, ou seja, é baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessa estrutura econômica.

A inflação que teve maior impacto na hiperinflação dos anos 80 e 90 foi a inflação de CUSTO OU DE OFERTA a ser relacionadas ao aumento dos gastos públicos durante o governo militar e pela elevação do endividamento externo, agravado pela crise mundial derivada do aumento dos preços do petróleo e pela retração na taxa de expansão da economia.

9. Qual o papel da política cambial para elevar a competitividade dos produtos brasileiros?

R: Realizar alterações das taxas cambiais, aumento da taxa de câmbio estimulam exportações, diminuição da taxa de câmbio estimulam as importações,adoção de taxas múltiplas de câmbio para estimular setores considerados importantes; realização de ACC (Antecipações de Contratos de Câmbio) às exportações; os exportadores recebem antecipadamente a conversão das divisas em moeda nacional de exportações futuras podendo aplicá-las no mercado financeiro e compensar eventuais defasagens cambiais.

10. Quais medidas de política monetária podem ser utilizadas para combater um processo inflacionário?

R: A inflação pode ser contida pela diminuição dos meios de pagamento. A Recessão (queda da atividade econômica) e a Depressão (queda prolongada da atividade econômica) podem ser contidas pela elevação dos meios de pagamento. Através de medidas como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com