TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes De Sociologia

Ensaios: Questoes De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade

Professor:

Disciplina:

Acadêmicos:

Período:

Data:

1. Por quem o fato social e experimentado? Quais são as suas três características básicas?

R: O fato social e experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente. Primeira: Coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se as regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha; Segunda: os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo, assim, “exteriores aos indivíduos”, ou seja, ao nascermos já encontramos regras sociais, costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção social, como a educação; Terceira: e a “generalidade”, e geral todo fato social, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos na maioria deles.

2. Para levar a racionalidade ao extremo, Durkheim propõe um exercício. Que exercício e esse?

R: E o exercício da duvida metódica, ou seja, a necessidade do cientista inquirir sempre sobre a veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular, sempre, a influencia de seus desejos, interesses e preconceitos.

3. O suicídio e um fato social? Para Durkheim onde estava a prova de que o suicídio dependia de leis sociais?

R: Sim, pois o suicídio esta presente em toda e qualquer sociedade, ou seja, e um fato social universal. Para Durkheim, a prova de que o suicídio depende de leis sociais estava na regularidade com que variavam as taxas de suicídio de acordo com as alternâncias das condições históricas.

4. Na perspectiva de Durkheim, como era considerado um fato social “normal” e “patológico”?

R: Fato social normal e aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população; e o patológico e aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente.

5. Descora sobre a consciência coletiva.

R: Consciência coletiva e a forma moral vigente na sociedade, ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecida que atribuem valor e delimitam os atos individuais. E ela quem define em uma sociedade o que e considerado “imoral”, “reprovável” ou “criminoso”. A consciência coletiva esta espalhada por toda a sociedade, ela se revela como um tipo psíquico da sociedade.

6. O que e solidariedade mecânica e orgânica?

R: Solidariedade mecânica era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social. E orgânica e aquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com