TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Acompanhamento E Aprendizagem

Ensaio: Questões De Acompanhamento E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Ensaio  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

Questão 1 Para responder a questão, leia o texto abaixo:

Muitas pessoas costumam confundir plano de carreira com planejamento de carreira, esperando o respaldo da empresa em ambos os casos, fato que pode desencadear insatisfação e desmotivação entre os colaboradores. “Planejamento de carreira é o estabelecimento do plano de desenvolvimento individual com os funcionários, [...] e da responsabilidade do indivíduo (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a pessoa descobre sua vocação, busca formação técnica e comportamental na área, efetua marketing pessoal para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, e contínua se atualizando na busca de crescimento profissional dentro da mesma empresa ou em outra. “Plano de carreira é o instrumento que define as trajetórias de possibilidades de crescimento na empresa, [...] bem como a definição das políticas de crescimento, é da responsabilidade da empresa” (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a empresa precisa desenhar e divulgar a trajetória que o colaborador pode ter dentro da mesma, podendo ser baseada no cargo, competências ou habilidades. Neste caso a empresa ajuda os colaboradores através de subsídios para atualização profissional, acompanhando a evolução por meio de avaliação de desempenho periódica e reunião com o superior imediato para desenvolvimento do PDI (plano de desenvolvimento individual).

Fonte: Mantovani, M. Plano de carreira ou planejamento de carreira. Revista Administradores.com (on line), Dez 2013, disponível em:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/plano-de-carreira-ou-planejamento-de-carreira/74597/. Acesso em: 12 dez. 2013. A partir das informações trazidas pelo texto é possível afirmar que:

O planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, que pode ou não ter o apoio da empresa na qual trabalha.

A definição de objetivos pessoais e profissionais pelo indivíduo pode inviabilizar os planos de carreira elaborados pela empresa.

Na elaboração de planejamento de carreira, não há limites para as aspirações, mesmo que as informações objetivas mostrem o contrário.

O plano de carreira é responsabilidade da empresa e independe dos objetivos pessoais do colaborador.

O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.Estão corretas apenas as afirmativas: Escolher uma resposta.

a. I, IV e V.

b. I, II e III.

c. I, III e IV.

d. II e IV

e. III e IV.

Comentário sobre a resposta errada: Tente novamente, mas antes faça uma nova leitura do Capítulo 3 do livro-texto, para compreender com mais profundidade a importância de definir objetivos claros para sua vida pessoal e profissional.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Questão 2 Da discussão sobre os elementos a serem incluídos na elaboração de um projeto de vida, surge a necessidade de se considerar primordialmente o “ser humano”. A compreensão do ser humano, sob a abordagem da qualidade de vida, implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. A pesquisadora França (2006, citada por Cintra, 2011)), organizou conceitualmente estes fatores em três camadas, cujos componentes são colocados a seguir: Fonte: Livro-texto, cap.2, p.81

Camada 1 - ________________________Compreende os valores, as crenças, os papéis assumidos em todos os grupos a que cada pessoa pertence e de que participa.

Camada 2 - ________________________Compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada indivíduo e seu modo de perceber e reagir.

Camada 3 - ________________________Compreende as características físicas herdadas ou adquiridas pelo ser humano ao nascer e durante toda a vida.

A partir dos componentes, escolha a alternativa que identifica a camada correspondente, na sequência correta. Escolher uma resposta.

a. Biológica, social e educacional.

b. Educacional, social e econômica.

c. Social, educacional e religiosa.

d. Comunitária, econômica e biológica.

e. Social, psicológica e biológica.

Resposta correta: Social, psicológica e biológica.

Comentário da resposta correta: As camadas agrupam a totalidade de aspectos que influenciam e compõem a vida de um ser humano, a partir da ótica biopsicossocial.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Questão 3 O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser bastante facilitado com a compreensão de como construir o seu Projeto de Vida, desse modo, analise as afirmativas abaixo e considere Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para elaborar um Projeto de Vida é necessário planejar seus objetivos, estimar tempo e recursos necessários ao alcance das metas.

( ) Projeto de Vida requer uma avaliação real das suas condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas.

( ) Organizar informações e estruturar ações pode atrasar a colocação dos sonhos em prática, bem como o alcance de suas metas.

( ) Conhecer as oportunidades existentes e compreender os recursos que possui (conhecimento, habilidades etc.) auxilia no projeto de vida.

( ) Para elaborar um Projeto de Vida é preciso, primeiramente, aprender a se auto-promover e vender sua imagem ao mercado.

Assinale a alternativa que contem a seqüência correta:

Escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com