TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Durkhein

Trabalho Escolar: Questões Sobre Durkhein. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  2.796 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explique a seguinte afirmação a respeito do pensamento durkheimiano: “a sociedade prevalece sobre o individuo, impondo a ele as normas gerais de conduta”.

A sociedade prevalece sobre o individuo por que já existem formas de agir e pensar que são impostas á nós pela sociedade, os chamados fatos sociais, e temos que segui-las, pois quando não seguimos fugimos das normas. A vontade do individuo não é levado em consideração, o que prevalece é o pensamento coletivo, então o individuo é obrigado a aceitar e se adaptar a essas formas padronizadas. Sendo assim as vontade individuais do individuo não vão prevalecer, e sim as vontades do coletivo. Essas normas padronizadas serão impostas a nós no nosso dia a dia de forma natural, e não através de leis e de algum poder formal, é um processo natural que ocorre a partir da nosso nascimento.

2) Se, para Durkheim, fato social é: “toda a maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”, por quais motivos a Sociologia durkheimiana pode ser entendida como uma tentativa de estabelecimento de uma técnica de controle social que buscava a manutenção da ordem e do sistema de poder capitalista vigente?

A teoria Durkheimiana tenta manter a ordem da sociedade pois é uma teoria que surgiu no momento em que a ordem social havia se perdido, portanto ele tenta traze-la de volta e a mantê-la. O positivismo é um pensamento conservador que vê a sociedade de forma funcionalista e que os processos sociais ocorrem de forma natural e em estágio. Essa visão de Durkheim é uma visão conservadora pois quando estabelecemos estágios a serem cumpridos, estamos tendo uma visão conservadora diferente da teoria marxista que nos proporciona um pensamento critico e revolucionário.

3) Segundo a compreensão de Durkheim, a divisão do trabalho social propiciada pela formação da produção industrial capitalista levava ao exercício de uma nova forma de solidariedade entre os homens, encaminhando-os mais para uma interdependência do que para os conflitos sociais. Por que ele entendeu o fenômeno da divisão do trabalho no capitalismo dessa forma?

Durkheim entende que a divisão do trabalho social causa mais uma interdependência entre os indivíduos por que a partir do momento em que há a divisão do trabalho há a especialidade em alguma área, causando assim a necessidade de troca de serviços. A divisão do trabalho também causa a individualidade das partes, que ocasiona a diferenciação social. Segundo Durkheim os processos resultantes da divisão do trabalho vão dar origem a um novo tipo de solidariedade, a solidariedade orgânica presente em sociedades avançadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com