TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Receita, Lucro Bruta E Lucro líquido

Monografias: Receita, Lucro Bruta E Lucro líquido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Demonstração do Resultado do Exercício: Também conhecido como DRE, É um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos e suportados pela entidade, assim como as participações no seu resultado, evidenciando o lucro líquido apurado em um determinado período.

Receitas: É a entrada monetária que ocorre em uma empresa ou patrimônio , em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços. Classificam-se em operacionais e não operacionais.

"Receitas operacionais" são as provenientes do objeto de exploração da empresa, e classificam-se em:

• Receita da atividade técnica ou principal, que diz respeito à atividade principal da empresa, como venda de produtos, mercadorias ou serviços.

• Receita acessória ou complementar, que normalmente decorre da receita da atividade principal, e representa rendimentos complementares.

"Receitas não operacionais" são ingressos provenientes de transações (atípicas ou extraordinárias) não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.

• Na administração pública brasileira, as receitas se dividem em receitas correntes e de capital, receitas orçamentárias e extraorçamentárias. Como receitas orçamentárias, aquelas que são incluidas na lei (anual) orçamentária do exercício. Todavia, as receitas orçamentárias são consideradas realizadas quando arrecadadas (regime de caixa), se diferenciando nesse ponto das receitas realizadas das empresas privadas.

• Nestas, receitas do exercício são aquelas ganhas (geradas, realizadas) nesse período, não importando se tenham sido recebidas ou não.

• Receitas a receber são aquelas ganhas dentro do período contábil, mas ainda não recebidas.

• Receitas diferidas representam recebimentos adiantados que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens.

Lucro Bruto: É o resultado obtido do total de receitas menos as despesas incorridas para manter o negócio, como custos de produção, de vendas, de salários de uma empresa, sem considerar a dedução de IR e as participações.

Lucro Operacional: É todo resultado que está relacionado, direta ou indiretamente, com a atividade da empresa. É a diferença positiva do lucro bruto e das despesas operacionais.

Lucro Líquido: É o valor que sobra das vendas menos todos os custos e despesas da empresa. O lucro líquido tem o objetivo de remunerar o investimento feito na empresa. Quando não é distribuído, o valor do patrimônio líquido é aumentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com