TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceptualização de serviços sociais no Brasil

Tese: Reconceptualização de serviços sociais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Serviço Social

3º Semestre

ATPS Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

Tutora Presencial: Priscila Carla Ueti Pitanga Pereira

Alunos:

José Marcos de Oliveira RA: 6057454684

Renata Cruz Soares RA: 6394237995

Sueidi de Souza Santos RA: 6747341903

Márcia Regina Fernandes da Silva RA: 1299509096

Vanderléia da Silva Albuquerque RA: 6747341874

Sorocaba, 26 de Abril de 2014

Reconceituação do Serviço Social no Brasil

Como garantir a continuidade da reconceituação do serviço social, diante de um conjunto de desafios postos no passado, mas que ainda são presentes em nosso dia-a-dia, no que tange a importância da autonomia política dos profissionais e ao mesmo tempo a autonomia política da população. Acreditamos que estas são algumas das questões que inquietam por todos os lados.

Identificou-se no texto que um novo processo de leitura e releitura do serviço social estava deflagrado e chamado de reconceituação, porém o mais quieto tipo de ativismo está criando, impondo a emergência de novo método de ensino e de prática as quais vão desde a mobilização de docentes e discentes até a incorporação com o tempo de planos de pesquisa e de capacidade de construção de programas, projetos até chegar na capacidade hoje reconhecida de estar na condição de gestores. Podemos afirmar com a leitura do texto recomendado que o envolvimento ativo da categoria de profissionais e dos seus beneficiários, ou seja, a classe trabalhadora, neste momento tem-se caracterizado a resposta nacional da metodologia Americana a e a influência da igreja desde a década de 60, ganhando força na década de 70 e 80, em seu processo de intervenção, inclusive na construção de artigos para a constituição. Cabe a nós ter a compreensão, que a reconceituação, apenas iniciou o desafio de garantir ao profissional de serviço social e a população em muitas das vezes oprimida que há condições palpáveis e concretas para que busquem a transformações necessárias e que estas elevem os mesmos a serem os protagonistas de sua própria historia. Com seu perfil acolhedor, educador e renovador de um processo que em muitas vezes é adverso, principalmente se levarmos em consideração os seminários e encontros que desencadearam a reconceituação do serviço social no Brasil, que tem um importante significado no processo duro, porém necessário de rompimento com o conservadorismo que era uma das marcas do serviço social no passado, influenciado pelo catolicismo, o texto mais uma vez e em diversos momentos dá a entender que o mesmo buscou a sua laicidade e a sua qualificação digamos técnica e política em um momento importante da historia do Brasil e da America Latina. Se ganha uma nova roupagem, novas e imprescindíveis leituras, respeito e espaço na sociedade.

Seminários de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista.

O Seminário do Alto de Boa Vista, o quarto realizado, tinha como intenção analisar os documentos de Teorização, elaborados anteriormente em Araxá, Teresópolis e Sumaré. Esse encontro foi promovido pelo CBCISS nos anos de 1967, 1970, 1978 e em novembro de 1984, onde reuniram profissionais da área, para debaterem sobre fundamentos que orientam práticas atuais e através dessas discussões oportunizaram-se possibilidades para outras perspectivas no processo de renovação do Serviço Social.

O Serviço Social procurou adequar a sua metodologia e seus cursos de formação para atender aos tipos de necessidades locais, estavam se modernizando aos poucos, mas nunca deixando totalmente os traços tradicionais, por isso, as propostas dos seminários trouxeram uma nova metodologia ao Serviço Social, trazendo mudanças importantes.Os quatro seminários de teorização do Serviço Social são:

⦁ Seminário de Araxá em Minas Gerais realizado entre 19 e 26 de março de 1967.

⦁ Seminário de Teresópolis no Rio de Janeiro realizado em 10 de janeiro de 1970

⦁ Seminário de Sumaré, também no Rio de Janeiro, em 1978.

O Seminário de Araxá que foi realizado por meio de um congresso e se voltou para a teorização do Serviço Social onde teve os seus documentos publicados no CBCISS (1986), que hoje é usado como uma importante e rica fonte de pesquisa, principalmente por Assistentes Sociais.

O documento preparado na cidade de Araxá por 38 assistentes sociais presentes relata à importância a qual o assistente social tem que trabalhar, de acordo com o desenvolvimento social e m uma realidade presente. Os seminários de teorização do Serviço Social vieram para organizar os trabalhos dos assistentes sociais e tinham como plano de fundo, interesses da autocracia burguesa e o regime militar que apoiavam estas mudanças.

A perspectiva modernizadora foi uma tentativa de adequação do Serviço Social, enquanto atuava como um instrumento nas estratégias do desenvolvimento capitalista.

Araxá demonstra uma importante discussão, que diz respeito à prática institucionalizada do Assistente Social, contemplando a ruptura do tradicional e a busca pela renovação das suas tensões, porque se não tivesse embasamento teórico, era movido pelos eixos da ajuda, precisava-se pensar numa proposta de um processo de renovação do Serviço Social.

O Documento de Teresópolis tem características distintas ao Documento de Araxá, onde consiste em modernização do Serviço Social.

Os participantes propuseram a redução do estudo, com isso, apresentaram três documentos anexos e amplamente discutidos que são:

⦁ Introdução à Metodologia.

⦁ Bases para a Reformulação do Serviço Social.

⦁ Teoria Metodológica do Serviço Social

Esses documentos foram usados nas escolas por profissionais, assim como os documentos de Araxá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com