TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recusa de prevenção

Seminário: Recusa de prevenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 4

Relatório: Prevenção de falha

Os elementos estruturais e os componentes de máquinas são projetados de modo que o material que os compõem, sendo material dúctil, não venha a escoar pela ação dos carregamentos esperados. Dessa forma quando o engenheiro precisa elaborar um projeto comum determinado material, o mesmo deve estabelecer um limite superior para o estado de tensão que defina a falha do material. Se o material for dúctil, geralmente a falha será especificada pelo início do escoamento; se o material for frágil, ela será especificada pela fratura. Esses modos de falha são prontamente definidos se o elemento estiver submetido a um estado de tensão uniaxial, como no caso de tensão simples; Caso o elemento esteja submetido a estados de tensão biaxial ou tri axial, o critério para ruptura fica mais difícil de estabelecer. Na prática da Engenharia estudam-se quatro teorias para prever a ruptura de um material submetido a um estado multiaxial de tensões. Utilizam-se estas teorias para se calcular as tensões admissíveis descritas em muitas normas de projeto. Os mecanismos de dano são processos de deterioração das características micro e micros estruturais, físicas e mecânicas das matérias quando estes são expostos as envoltórias de solicitações que ocorrem ao longo da vida útil dos equipamentos e componentes, acarretando perda progressiva de suas funções.

• Os principais mecanismos de dano o modos de falha que atuam sobre as estruturas das maquinas de levantamento e movimentações de materiais são:

• Deformação plástica (escoamento)

• Fadiga

• Corrosão

• Flambagem

Calculo para vida de fadiga infinita

Etapa 2

Passo 1

Definir, através de construção, qual será o material utilizado para a construção do eixo de sustentação do “moitão” do guindaste. Será utilizado para a construção do eixo de sustentação do moitão do guindaste o aço 1045, pois o mesmo apresenta boa conformabilidade a quente e também boa usinabilidade, além de apresentar um bom nível de dureza. Esse tipo de aço é muito empregado pelas empresas automobilísticas para a construção de eixos, o que nos deu uma melhor confiança na escolha do tipo de material.

Passo 2

As falhas mais prováveis que podem ocorrer no eixo do moitão são: fratura por cisalhamento, torção e desgaste por atrito.

Polia ou roldana, consta de um disco de madeira ou de metal, que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro e é normal ao seu plano. Na periferia desse disco existe um sulco, denominado gola ou garganta, no qual passa uma corda ou cabo contornando-o parcialmente. O eixo é sustentado por uma peça em forma de U, denominada chapa, que lhe serve de mancais. As polias, quanto aos modos de operação, classificam-se em fixas e móveis. Nas fixas os mancais de seus eixos (a chapa) permanecem em repouso em relação ao suporte onde foram fixados. Nas móveis tais mancais se movimentam juntamente com a carga que está sendo deslocada pela máquina. Cadernais e talhas são combinações de roldanas.

Passo 3

Dimensionamento do eixo do Moitão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com