TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática De Química Geral I

Exames: Relatório Aula Prática De Química Geral I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 7

OBJETIVOS

Obter e caracterizar densidades de componentes sólidos relacionando a mesma com a concentração de solução;

Identificar elementos através do teste de chama;

Identificar as substâncias dadas, pela análise dos resultados obtidos.

INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Química Geral I foi-nos solicitada a execução de uma atividade prático-laboratorial que tinha por base a identificação de substâncias, pois é de suma importância conhecer os materiais que são trabalhados em um laboratório e por isso sua identificação através das propriedades físicas e químicas se torna tão preciosa.

Para a determinação de um dado elemento utilizaram-se duas técnicas de identificação: a Densidade que é uma propriedade física da matéria e é resultado da razão entre a massa por unidade de volume - o volume de um sólido pode ser facilmente identificado através de um simples procedimento que consiste em medir o deslocamento de um liquido que não reaja e não dissolva o material a ser analisado quando este é posto dentro do recipiente com o fluido (água) - e o Teste de chamas na qual uma amostra da substancia é submetida a labaredas de fogo onde cada elemento libera um tipo especifico de cor característico do excitamento dos elétrons através do aumento da temperatura.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Parte A: Determinação de densidades de sólidos (alguns metais) por leitura indireta de volume.

Inicialmente foi pesado um erlenmeyer de 125 mL com tampa de vidro maciça, limpo e seco em uma balança de precisão com duas casas decimais apontando uma massa de 97.43g. Em seguida, foi adicionada água destilada de modo que se deixou o líquido transbordar pelo recipiente a fim de assegurar que todo o conteúdo tenha sido devidamente preenchido, então foi tampado de modo apropriado e observado se haveria alguma espécie de bolha que poderia posteriormente afetar o resultado. Feito isso, o erlenmeyer foi enxugado em sua parte externa e novamente pesado apontando uma massa de 247.51g. Seu volume foi descoberto pela diferença do erlenmeyer seco pelo mesmo cheio de água. Esses valores foram registrados em uma tabela que foi usada para efetuar certos cálculos que possibilitaram a identificação do resultado.

O erlenmeyer foi esvaziado e uma amostra de ferro metálico de 90.85g foi depositada em seu interior e novamente preenchido com água. Em seguida o recipiente foi novamente fechado repetindo-se o procedimento de enxugar e observar se haveriam bolhas em seu interior. Feito isso, ele foi novamente pesado e registrou-se uma massa de 325.38g. Então, a partir desses dados foi possível encontrar o volume da água calculado a partir da soma das massas do metal, erlenmeyer e água pela diferença da massa do erlenmeyer seco mais a massa do metal, e posteriormente, a densidade do material com a fórmula: D = m/v

A massa do metal já tinha sido registrada anteriormente e o volume pôde ser facilmente identificado, subtraindo-se o volume do erlenmeyer pelo volume da água.

O mesmo procedimento foi utilizado na identificação da densidade do alumínio.

Parte B: Determinação de densidade de uma amostra sólida por leitura direta de volume.

A técnica a seguir é outra forma de identificar substâncias a partir do deslocamento da água em certo recipiente quando posto o material a ser analisado imerso na mesma. Os metais utilizados nessa pratica foram os mesmos utilizados na prática anterior, ou seja, o ferro e o alumínio. Essas amostras foram cuidadosamente pesadas registrando-se uma massa de 10.11g e 10.25g respectivamente. Utilizando uma proveta, foram adicionadas 30 ml de água destilada em seu interior, e em seguida cada metal foi adicionado cuidadosamente. Esse experimento foi realizado duas vezes; uma para cada metal. Observou-se então o deslocamento do líquido após o adicionamento do metal. Essa variação é interpretada como o volume do metal imerso na solução que no caso do ferro obteve uma variação de 1.5 ml. A partir desses dados pode-se calcular a densidade:

D = 10,11/1,5 = 6,74

No caso do alumínio o procedimento é exatamente o mesmo sabendo-se que o deslocamento da água em função da quantidade de alumínio posto dentro da proveta foi de 3.5 ml. Sua densidade é:

D = 10,25/3,5 = 2,92

Parte C: Determinação da densidade de uma solução em diferentes concentrações.

Nessa prática foi usado um balão volumétrico de 50 mL limpo e seco, e soluções de NaCl em diferentes concentrações. Inicialmente o balão volumétrico foi pesado em uma balança de precisão de duas casas decimais obtendo uma massa de 45.94 g. Em seguida foi adicionada uma solução de concentração 1,0 mol.L^(-1) de NaCl até alcançar o menisco e pesada novamente. Esse procedimento foi refeito, dessa vez nas concentrações 2 M; 3 M; 4 M e outra solução de concentração desconhecida a fim de identifica-la.

Parte D: Identificação de cátions metálicos através do teste de chama.

Nesta prática usou-se um béquer com HCl para efetuar a limpeza da haste que entrou em contato com as amostras a serem analisadas no teste de chamas que são estas K, Cu, Ba, Ca, Na, Li e duas amostras desconhecidas. A alça do metal foi mergulhada no HCl e logo em seguida foi posto na chama para efetuar a limpeza. Esse procedimento foi usado todas as vezes que se transferia a haste para outro elemento. Inicialmente a prática utilizou o K mergulhando a haste de metal na substância diluída e posta sobre a chama que liberou uma cor Lilás. Em seguida foi à vez do Cu que liberou a cor Verde. Depois veio o Ba com a cor Verde claro, seguido do Ca com a cor Vermelha, o Na com a cor Amarela, e por ultimo foi à vez do Li com a cor Magenta. Depois de todo o procedimento feito havia duas substâncias desconhecidas que passaram pelo mesmo processo de identificação, sempre efetuando a limpeza com HCl até eliminar os resquícios do elemento anterior. Essas amostras foram analisadas e descobriu-se que se tratavam dos elementos Ba, pois era Verde claro, e Na por apresentar a cor Amarela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com