TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações étnico-raciais No Brasil

Exames: Relações étnico-raciais No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  376 Visualizações

Parecer CNE\CP N°3\2004

ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

A lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da educação Nacional, asseguram o direito à igualdade de condições de vida e cidadania, garantindo assim, o direito de diferentes histórias e culturas da Nação Brasileira. Com manifestações, propostas sobre o movimento negro, apontou-se a necessidade de diretrizes, ou seja, uma orientação para a formulação de projetos, planos que estimulam a valorização da história e cultura negra e afro-brasileira.

O parecer é destinado a todos, seja no ensino pedagógico, familiar ou mesmo racial, tratando sobra o reconhecimento à valorização da cultura e da história dos afro-brasileiros e negros.

Com a demanda da sociedade, para o reconhecimento de culturas e história da Nação, cabe ao Estado promover iniciativas políticas, fazendo com que seja garantido o dever de direitos iguais para todos, educação de qualidade, onde os professores trabalhem as questões raciais, valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial. Para poder valorizar é preciso reconhecer a comunidade afro-brasileira, buscando destruir o mito de democracia racial na sociedade brasileira. Vários mitos que difundem com a crença de que os brancos são melhores, superiores aos negros.

A falta de respeito com o negro, cuja a imagem é denegrida devido sua aparência física, religiosa e cultural, deve ser respeitado pra que haja a construção de um espaço democrático e igualitário.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com