TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de conceito de curso em relações raciais no Brasil

Relatório de pesquisa: Curso de conceito de curso em relações raciais no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo III - Políticas Públicas e raças

Unidade II - O percurso do conceito de raça no campo das relações raciais no Brasil

QUESTÕES PARA A AVALIAÇÃO FINAL DA UNIDADE

Como o conceito de raça historicamente foi desenhado na realidade brasileira? Como você o entendeu

Foi na virada do século XVIII para o XIX que raça tomou contornos biológicos mais definidos, e os grupos raciais passaram a ser entendidos como realidades totalmente distintas e hierarquizadas. Em 1853, o conde francês Arthur de Gobineau (1816-1882), que por um tempo morou no Brasil e foi amigo do Imperador Dom Pedro II, publicou seu “Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas”1 que, posteriormente, seria uma das principais obras na divulgação das teorias racistas e do racismo científico, vindo a influenciar muito anos depois até mesmo o líder nazista alemão Adolf Hitler (1889-1945) ao escrever sua autobiografia intitulada Minha luta ( 2005 [1924]).

Nesse contexto, as pessoas brancas eram vistas como biológica, moral e intelectualmente superiores a negros/as e amarelos/as, sendo a miscigenação compreendida como algo que enfraquecia os grupos, pois os filhos/as mestiços/as incorporariam as qualidades do grupo racial inferior. Entretanto, havia muita plasticidade e metamorfoses entre as categorizações hierarquizadas de branco/a, negro/a, asiático/a e indígena a partir de cada contexto.

A questão racial no Brasil é desvinculada dos processos econômico e social? Sim ou Não? Explique como você o entendeu

Não. Pois se tratava de um movimento que reivindica igualdade de direitos, iniciou-se com a inclusão em bailes e outras atividades culturais, mas posterior iniciou-se um movimento mais forte lideranças politicas, pensadores que definia que a cultura, como a história, é um fenômeno em expansão intimamente ligado à realidade econômica e social do meio, ao nível das forças produtivas e aos métodos de produção da sociedade que a criou. Em segundo lugar, porque o desenvolvimento da cultura se produz de forma desigual, tanto em um continente quanto em uma ‘raça’ e até em uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com