TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Ambiental

Ensaios: Responsabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 14

DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development - WBCSD), primeiro organismo internacional puramente empresarial com ações voltadas à sustentabilidade, definiu Responsabilidade socioambiental como "o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo". Pode ser entendido também como um sistema adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo a inclusão social (responsabilidade social) e o cuidado ou conservação ambiental (responsabilidade ambiental). Outra definição dada para Responsabilidade socioambiental (RSA) é um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produção de mercadoria ou a realização de serviços, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem redução nos lucros.

PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE

Hoje em dia enfrentamos vários problemas ambientais causados pela ação do homem frente à natureza, entre eles podemos destacar os seguintes:

Poluição atmosférica

Poluição atmosférica significa uma ação humana direta ou indiretamente, onde substâncias ou energia são lançados no ar, resultando em efeitos prejudiciais a saude humana, aos ecossitemas, assim como nos bens materiais, colocando em risco ou prejudicam os valores esteticos e as outras legítimas utilizações do ambiente. A influência dos contaminantes, ou substâncias poluentes, no grau de poluição depende da sua composiçao quimica, concentraçao na massa de ar, das condições climaticas, que podem influenciar a sua dissipação, ou os mecanismos reacionais que podem dar origem a novos poluentes.

Erosão

A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. Uma das ações humanas que apressam o processo da erosão é o desmatamento, onde, os solos ficam desprotegidos e a água antes absorvida pelas plantas passa a se infiltrar no solo causando assim a erosão. Como conseqüência disso é a ocorrência de deslizamentos de terra em áreas habitadas.

Inversão térmica

A inversão térmica ocorre quando há uma mudança abrupta de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes. A camada de ar fria, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando numa região próxima a superfície terrestre, retendo os poluentes. O ar quente, por ser mais

leve, fica numa camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes.

Este fenômeno climático pode ocorrer em qualquer dia do ano, porém ele é mais comum no inverno, pois, nesta época do ano as chuvas são raras, dificultando ainda mais a dispersão dos poluentes.

Desertificação

É um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva).

Problemas socioambientais interferem no funcionamento das organizações.

O acelerado processo de urbanização das cidades brasileiras, ocorrido a partir da década de 1960 associado à falta de planejamento e à consequente existência de ocupações irregulares, originou inúmeros problemas ambientais e sociais, além de condições paisagísticas deletérias, acarretando vários desafios a serem enfrentados.

Para Guerra & Cunha

(2006, p.39), “quando o crescimento urbano não é acompanhado por aumento e distribuição equitativa dos investimentos em infra-estrutura e democratização do acesso aos serviços urbanos, as desigualdades sócias- espaciais são geradas ou acentuadas”. de acordo com Maricato (2002) “a ocupação desordenada do espaço resulta na perda de qualidade de vida urbana, com o surgimento de áreas de sub-habitações, poluição das águas e do ar, enchentes, desmoronamentos, violência e epidemias, dentre outros problemas”.

O acumulo de lixo

Ética e responsabilidade ambiental

De acordo com o dicionário, ética é definida como, do Grego Ethos, tem a mesma base etimológica da palavra moral, do Latim Mores, traduzidos como hábitos e costumes, que traduzem normas e comportamentos que se tornam habituais. A ética também compreende uma critica sobre os fundamentos do sistema moral.

Atualmente a questão da ética e da responsabilidade social e ambiental, esta sendo encarada como a grande oportunidade de crescimento e competitividade, ou seja, que a ética não deve ser entendida como ameaça ou obstáculo, mas como alavanca para o sucesso das empresas. No entanto, não deve esquecer-se dos papeis das empresas perante a sociedade, ou seja, ficar atento as responsabilidades para com a sociedade, e não ficar preso aos interesses dos acionistas.

Nos últimos anos, cresceu o interesse das empresas em relação a danos provocados ao meio ambiente e, no futuro das relações entre a sociedade e o ambiente. De modo geral o ambiente é considerado uma questão sistêmica, envolvendo todas as noções e o comportamento de cada pessoa, pois as necessidades humanas precisam ser atendidas por algum tipo de produto ou serviço que, por sua vez, cobra um preço da natureza. De forma desequilibrada a produção de bens e serviços irá comprometer a capacidade de renovação dos recursos naturais e a qualidade de vida, ou seja, se continuarmos desta forma a sobrevivência da espécie humana ficará comprometida pelo atendimento de suas necessidades.

Em busca de soluções, muitos governos estão restringindo algumas atividades econômicas que exerça algum tipo de impacto sobre o ambiente, exigindo das organizações a inclusão do meio ambiente em suas praticas administrativas, por meio do desenvolvimento sustentável e respeito da legislação ambiental.

A idéia de desenvolvimento sustentável foi estabelecida pela Comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento como: “O desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com