TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restauração

Seminário: Restauração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

A grande construção é definida com base de decisão política. Exige altos investimentos, geralmente, constitui de uma arquitetura de destaque, maiores dimensões e apresentam serviços modernos.

A restauração relaciona-se a intervenção em uma construção antiga, de caráter histórico, ponto de referência na vida da cidade. Quando possui valor histórico, por lei, ocorre seu tombamento e sua preservação deve ser garantida. Em alguns casos, aceitam-se pequenas mudanças no seu interior, mas em outros momentos são vetadas quaisquer tipo de interferências que venha a alterar suas características originais. Devido a esses fatores, os arquitetos devem utilizar a criatividade de transformar uma edificação, que tinha outra função, em uma casa ou centro de cultura, conservando a preservação e funcionalidade equilibradas.

O remendo conduz a prática da instalação do centro cultural em qualquer espaço, só necessitando da disponibilidade do imóvel, sendo transformado, por meio de reformas, em espaço razoavelmente útil.

A mistura grossa remete-se à falta de recursos para a ausência espaços, onde as atividades culturais possam ser organizadas. São agregadas em edifícios, os quais, por exemplo, desenvolvem outros tipos de atividades.

No entanto, os projetos são realizados, os edifícios são construídos, reformados ou restaurados, para abrigar os Centros Culturais.

[...] os centros culturais, sendo espaços criados com a finalidade de se produzir e se pensar a cultura, tornam-se o território privilegiado da ação cultural e da ação informacional na Sociedade da Informação e do Conhecimento (RAMOS, 2007).

A programação do centro cultural e suas características físicas devem ser definidas, através do meio onde ele será construído e o perfil de público que ele atenderá, cujas atividades culturais não devem ser realizadas para as pessoas, mas com elas.

Os centros devem realizar ações que integrem três campos comuns ao trabalho cultural: a criação, visando à estimulação, a produção de bens culturais, por meio de oficinas, cursos e laboratórios, a formação artística e a educação estética; a circulação de bens culturais, pois assim evita-se que os eventos transformem a casa de cultura em espaço de puro lazer, atuando na formação do público; e a preservação do campo do trabalho cultural, resguardando o bem cultural e a manutenção da memória daquela coletividade.

Esses campos apresentados (criação, circulação e preservação), juntamente com os verbos (informar, discutir e criar) mencionados, auxiliam a compreender a finalidade e funcionamento de um centro cultural.

As atividades relacionadas ao verbo informar são desenvolvidas em espaços como teatros de arena, bibliotecas, cinemas, espaços de exposições, e outros ambientes semelhantes funcionalmente. O segundo, discutir, é viabilizado em ambientes como auditórios, salas de vídeo conferências, e até mesmo em espaços de convivência social, salas de reuniões e de múltiplo uso, pátios, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com