TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Monge E O Executivo

Ensaios: Resumo Monge E O Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 4

O livro narra à história de um executivo que esta a beira de um colapso por suas obrigações e responsabilidades como pai, marido e trabalhador.

A vida de John parecia equilibrada em todos os sentidos, mas de repente ele percebeu que sua família estava se desestruturando. Os negócios não estavam indo bem, o relacionamento com os filhos e com a esposa também não. John estava fracassando como chefe, marido e pai. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que sugeriu que ele participasse de um retiro num pequeno mosteiro que abrigava frades da Ordem de São Bento, que viviam numa vida de oração, trabalho e silêncio. E uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Leornad Hoffman, um ex. executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida, ser um dos frades do local .

Apesar de sua resistência, ele decidiu ir, pois tinha receio de perder sua família. Ao chegar ao mosteiro ele foi recepcionado pelo padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: "Simeão”, o que provocou uma grande surpresa.

John e os outros participantes do retiro participam de reuniões com o irmão Simeão, que se mostra um homem respeitoso e pronto para partilhar suas experiências, seu conhecimento e pronto também para ouvir a opinião dos participantes e assimilar suas ideias e intervenções, é falado essencialmente das qualidades de um bom líder, o respeito entre o chefe e os funcionários, e a virtude do respeito e da confiança.

O debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.

Irmão Simeão defende que a base da liderança não é o poder, mas sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício e relata as definições de liderança, a diferença entre o líder e o gerente. O líder é aquele que lidera pessoas e o gerente organiza coisas e objetos.

À definição de liderança dada por irmão Simeão é que a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

John aprendeu na sua passagem pelo retiro a ser um líder de sucesso sendo servidor e respeitoso com as pessoas, e sua vida mudou em todos os sentidos .

O livro nos mostra que liderança não é poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação, sacrifício, respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas, ou seja, para liderar é preciso está disposto a servir. Para definir liderança existem duas palavras-chaves: habilidade e influência. Habilidade é uma capacidade adquirida que pode ser aprendida e desenvolvida se usada às ações adequadas. Para influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com