TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Dos Homens Um Panorama Entre A Revolução Dos Bichos E A Revolta Dos 20 Centavos

Trabalho Universitário: Revolução Dos Homens Um Panorama Entre A Revolução Dos Bichos E A Revolta Dos 20 Centavos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

ESQUELETO DO ARTIGO:

Tema:

Introdução:

A fábula “A revolução dos bichos” apesar de ter sido publicada a mais de sessenta anos continua sendo uma obra atualizada, gerando discussões e reflexões a cerca do comportamento humano. O autor da dessa obra utiliza diversos animais para retratar a postura de homens frente ao poder, revelando uma aversão a toda espécie de autoritarismo. Esse livro faz uma sátira sobre os descaminhos da revolução Russa, chegando até a ser utilizada pela propaganda anticomunista. E de fato fazia dura critica ao totalitarismo soviético (Um sistema político no qual o Estado normalmente sobe o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social não reconhece limites a sua autoridade. Se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada sendo impossível). Tais características do totalitarismo que lembram bem as façanhas do personagem Napoleão.

Já o movimento de junho acontecido no ano de 2013 no Brasil foi a “Revolução dos Homens” no Brasil, embora ocorridos em cenários diferentes, e épocas bem distantes as causas de pedir da população são praticamente as mesmas. A manifestação dos vinte centavos ou jornadas de junho foram várias manifestações populares por todo o Brasil, que inicialmente surgiram para contestar o aumento das tarifas de transporte público nas capitais, tomou proporções alarmantes, pois foi o estopim para o povo brasileiro clamar pelo fim e combate a corrupção, foram as maiores movimentações no país desde as manifestações pelo impeachment de então presidente Fernando Collor de Mello em 1992.

Vamos comparar a fábula com o nosso cenário político e social da atualidade. Será se esse problema da corrupção atual vem se arrastando ao longo da história das sociedades até os dias de hoje? Será se os problemas ocasionados pela corrupção que descreve a fábula de George Orwell ainda existem em nossa sociedade? Será se o Estado Brasileiro tem características em comum com a Granja do Solar? Sobre estas indagações é que iremos discorrer neste trabalho e analisarmos o nosso atual cenário político frente à luta contra a corrupção por parte de quem detém o poder de administrar o Estado.

Palavras chaves: revolução, poder, corrupção, sociedade, povo.

Na fábula a Revolução dos Bichos ocorrida há bastante tempo atrás encontramos acontecimentos não tão incomuns a nossa contemporaneidade, como por exemplo, o poder concentrado nas mãos de poucos, a opressão as minorias por parte de quem detém tal poder, a falta de dinâmica em o administrador do Estado para com o povo de onde teoricamente emana todo o poder entre outros que abordaremos adiante. De maneira sábia o autor da obra em estudo conseguiu retratar cenário político da Rússia naquela época.

A população do Império Russo era formada por povos de diversas etnias, línguas e tradições culturais. Cerca de 80% desta população era rural e 90% não sabiam ler e escrever, sendo duramente explorada pelos senhores feudais. Com a industrialização foi-se estabelecendo progressivamente uma classe operária, igualmente explorada, mas com maior capacidade reivindicativa e aspirações de ascensão social. A situação de extrema pobreza e exploração em que vivia a população tornou-se assim um campo fértil para o florescimento de ideias socialistas.

A Rússia é um país quem sediou grandes revoluções, a exemplo: A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991. E podemos citar ainda a revolução branca e a revolução vermelha. Diante de todo esse cenário de desigualdade social, diferenças de classes, desemprego, pobreza, pouco acesso à educação, saúde que a Rússia vivia naquela época, e que se passa a historia da Revolução dos Bichos.

Como se observa pelo perfil da corrupção na Rússia, pais onde ocorreu a revolução que o livro retrata o Brasil também sofre da “doença da corrupção” é uma doença que se alastra ao longo de vários anos e parece não ter remédio, a corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros quando os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica.

Na prática a corrupção ocorre por meio de desvio de recursos dos orçamentos públicos da União, dos Estados e dos Municípios destinados à aplicação na saúde, na educação, na Previdência e em programas sociais e de infraestrutura que, entretanto, são desviados para financiar campanhas eleitorais, corromper funcionários públicos ou mesmo para contas bancárias pessoais no exterior.

Assim como Napoleão personagem autoritarista do livro que detém o poder, e administra de forma imprudente, também ocorre na atualidade líderes governamentistas pelo mundo a fora que impõe regimes de governo opressores, onde as classes menos favorecidas são aos pobres, que não tem acesso à educação, a qualidade de vida, à saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com