TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco Na Perícia Contabil

Ensaios: Risco Na Perícia Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  2.950 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS DE PARNAÍBA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS

DISCIPLINA: PERÍCIA CONTÁBIL

PROFº: PAULO LOBÃO

RISCO NA PERÍCIA

PARNAÍBA/PI

JULHO/2013

RISCO NA PERÍCIA

A realização bem-sucedida da prestação de um serviço requer a observação de procedimentos lógicos e coerentes na sua execução, com estabelecimento de parâmetros básicos e rotinas bem definidas. Isso não é diferente na execução de uma Perícia, pois, todos os profissionais, quando inseridos e atuantes em suas áreas, têm um só objetivo: fornecer um serviço eficiente e eficaz de maneira a atender aos seus usuários com qualidade e precisão.

O objetivo da perícia está circunscrito ao fato, característico e peculiar, que ocorre dentro de qualquer ciência, com a finalidade de estudar seus contornos, origem e reflexos, comunicando-os por meio de laudo. A perícia requer que seja feito um relato dos fatos encontrados e, considerando os conhecimentos do perito, que se apurem e se evidenciem as consequências dos referidos fatos, que poderiam estar omissos anteriormente. Assim, são característicos da perícia o aspecto descritivo, atestatório e objetivo.

Para que se consiga o objetivo citado acima, o Perito-Contador e o Perito-Contador Assistente na fase de elaboração do planejamento da pericia, para que não ocorra a possibilidade de emitir laudo pericial ou parecer pericial contábil, com base em informações ou documentos inidôneos, devem avaliar o grau de confiabilidade dos mesmos.

Os serviços contábeis, como quaisquer outros, possuem suas margens de risco; na perícia, todavia, o risco tem muito mais significação, pois pode levar a uma opinião errônea, produzindo uma falsa prova, com lesão ao direito de terceiros.

O perito não pode errar; tem para isto que precaver-se por todos os meios a seu alcance.

Tais precauções devem ser adotadas, principalmente, com relação aos seguintes fatores:

• Tempo atribuído: só aceitar a tarefa em tempo hábil pra que possa desempenhá-la com rigor. Para tanto, deve dimensionar a tarefa e, se o tempo atribuído for incompatível com a necessidade de dedicação à execução, solicitar maior prazo, e, se esse for negado, recusar a incumbência.

• Plano de trabalho: elaborar um plano amplo e competente para a execução da perícia e escolher os melhores critérios de desempenho do mesmo.

• Desempenho exigente: no desempenho ou execução do plano deve o perito usar sua autoridade para que tudo lhe seja oferecido a tempo e completamente, ou seja, os elementos materiais de exame devem ser satisfatórios.

• Apoio exigente: nos casos, por exemplo, como nos sistemas informatizados, onde muitas entradas em computadores não possuem documentação (exemplo: caixas eletrônicos de bancos), exigir rigoroso apoio de programação de verificação (com assistência especializada de alto nível).

• Resguardo de informes: todo informe fornecido com base em “conhecimentos de serviços”, ou “conhecimento de fatos”, que seja relevante para o julgamento, deve ser colhido em depoimentos escritos e assinados pelos depoentes, com testemunhas (p. ex., informação sobre o critério de aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com