TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL

Ensaios: SERVIÇO SOCIAL E SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  6.706 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar as Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980 e após fazer uma breve analise compreendendo nestes períodos da história do serviço social as posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período, a trajetória histórica brasileira, faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço.

Desta forma o objetivo deste trabalho será abordar e trazer uma explanação sobre alguns enfoques que marcaram a trajetória do serviço social e entender de que forma pode-se compreender o comportamento do grupo no período de 1960 a 1980, de acordo com algumas informações disponibilizadas pela psicologia social. Abordar-se-á de forma crítica a posição do Brasil deste período em analise.

As questões levantadas serão abordadas na forma de tópicos. Todas essas questões serão discutidas de acordo com a necessidade de entender o processo histórico do serviço social. Quanto ao embasamento teórico serão utilizados o texto de Potyara Amazoneida P. Pereira “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil, Developmentalist utopies and social policy in Brazil”, entre outros.

Serão feitos uma breve discussão dos tópicos proposto, após analise do texto, o trabalho será desenvolvido de forma clara e objetiva, apresentando dados relevantes para aprimoramento e busca de informações relevantes para aprofundamento sobre o serviço social brasileiro.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Características das Políticas Sociais Brasileiras no Período de 1960 a 1980

As políticas sociais brasileiras sodem ser enfatizadas através da reforma constitucional que aborda os aspectos relevantes da Constituição de 1988, sendo apresentas alguns conceitos sobre: políticas sociais, direitos sociais, e ainda expor características fundamentais sobre a realidade social do Brasil. Desta forma ficou estabelecido um conjunto de direitos voltados para o social. No ano de 1970, o Brasil passa pelo período conhecido como milagre econômico, onde houve uma internacionalização de influencias de grandes indústrias, se instalando no país.

Todas essas conquistas foram resultados de um longo processo permeado por um conflituoso período de mobilizações sociopolíticas que marcaram a década de 1970 e 1980. A parir desta trajetória, objetivou-se ampliar o envolvimento de alguns atores sociais que tiveram participação decisiva nos processos implementação das políticas sociais, respondendo as demandas que existiam em torno da descentralização e democratização do estado brasileiro. Períodos em que as politicas públicas são vistas como estratégias de Governo.

As características dessas politicas sociais, como a grande expansão da industrialização internacional, 1964, data em que, segundo PEREIRA (2012), “a política social foi amplamente utilizada como compensação ao cerceamento dos direitos civis e políticos, praticado pelo Estado, que, graças à existência à época de um ciclo econômico expansivo internacional, deu continuidade à industrialização desenvolvimentista”. Assim, entendemos que as politicas sociais teve sua origem no modo capitalista de produção da vida social, não apenas como uma política do capital, mas sim, como uma luta dos trabalhadores, da classe operária na ampliação do preço de sua força de trabalho.

Um período de conflitos sociais, um estado ditador, devido sistema político ser o militarismo, conhecido como período da ditadura militar, sendo este o sistema político do Brasil na época. Ainda após os anos 70 muitas mudanças ocorreram levando o sistema brasileiro que ate então era capitalista a uma nova crise conhecida como estrutural e que segundo estudos, está até hoje, e ainda enfrentando nesse período a 2ª guerra mundial. Pode-se dizer que a politica social se encontrava e ate legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada à política econômica do País. As politicas sociais se caracterizavam pelo domínio do poder militar capitalista.

2.2 Posturas do Serviço Social Frente às Políticas Sociais Naquele Período

A política social desde o início da sua história se sustenta na desigualdade social, e nela se mantém, ate os dias de hoje, sendo um dos instrumentos mais discutidos e que busca dar garantia de manutenção da desigualdade política. Ao refletir sobre a política social brasileira, entendemos que ela teve seus fundamentos históricos originada na ordem burguesa, se contrapondo de forma crítica a lógica do capitalismo que foi marcante nas décadas da revolução industrial e das influências internacionais. Com a exploração abusiva da mão-de-obra e luta desenvolvida pela classe operária, a partir de então surge desta classe a necessidade de estabelecimento de um controle social para outra classe, é desta foram surge o serviço social, como ferramenta de proteção para esses trabalhadores, contra o sistema bruto empresarial e assim surge a formação da classe operária e de sua entrada no cenário político da época.

Podemos ainda afirmar que em si mesma a política social nada mais é do que uma política de garantia de direitos sociais e de estabelecimento de um sistema complexo, mas que tem como objetivo o de proteção social para que os indivíduos possam se manter, de forma mais ajustada socialmente e assim sobreviver, usufruindo em algum grau da riqueza socialmente produzida. Apesar de que na época inicial, as politicas sociais eram engessadas pelo sistema capitalista, e visam dar o mínimo de atenção a quem realmente precisava, pois o poder descentralizador do capitalismo controlava e ditava as regras.

Segundo COSTA (2009), as atividades do serviço social estão prioritariamente concentradas nos seguintes campos de atividades ou eixos de inserção do trabalho profissional: “ações de caráter emergencial assistencial, educação, informação e comunicação em saúde, planejamento e assessoria e mobilização e participação social”.

À medida em que os grupos se desenvolvem, seus membros modificam tarefas formalmente prescritas, esclarecem papéis pessoais e definem normas. As pesquisas indicam que esses processos de desenvolvimento tendem a seguir quatro etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com