TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguridade Social

Exames: Seguridade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

2.3 – O MERCADO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

O assistente social é o profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações e no mercado de trabalho.

Desde os primórdios da profissão, o assistente Social sempre foi requisitado pelas empresas para atuar nas relações: capital e trabalho, buscando atenuar os conflitos e criar condições para o aumento da produtividade.

Neste contexto, as demandas profissionais para o Serviço Social foram ampliadas (solicitadas pelas organizações). As ações profissionais do Serviço Social, no âmbito empresarial, sempre estiveram direcionadas à execução de políticas das organizações, mas atualmente essas ações permanecem com desdobramentos para a área de planejamento de políticas, principalmente, no que se refere ao enfrentamento do desafio da qualidade.

O profissional de Serviço Social continua sendo responsável pela administração de quase todos os benefícios oferecidos pela empresa (transporte, assistência médica e odontológica). Assim, o que vem ocorrendo é uma ampliação de suas funções, entendidas a partir das estratégias de competitividade adotadas pelas empresas.

Compromisso, ética e conhecimento constituem o eixo central que orienta o Serviço Social. Por isso, o profissional da área deve estar preparado para contribuir na formulação e implementação de políticas sociais públicas e para atuar diretamente no processo de organização e mobilização da sociedade civil, empenhando-se pela efetivação dos direitos sociais e o desenvolvimento da cidadania.

A área de saúde é a maior empregadora de assistentes sociais no País, tanto nas unidades básicas de saúde e nos ambulatórios de especialidades quanto nos hospitais. O assistente social pode atuar também nas seguintes áreas: educação (escolas e creches), habitação, judiciária (varas de Justiça da criança e da família, de execuções penais e promotorias públicas), sistema penitenciário, recursos humanos, assessoria gerencial e gestão e controle das políticas sociais, por meio dos conselhos de saúde, de assistência social (municipal, estadual e federal), dos conselhos tutelares e conselhos de direitos.

A maioria dos assistentes sociais é contratada pelo setor público estadual e municipal, mediante a realização de concursos ou processos seletivos, mas também podem atuar em ONGs. Existe também, hoje, uma quantidade significativa de profissionais que seguem a carreira da docência, devido, principalmente, ao aumento do número de faculdades de Serviço Social em todo o País, especialmente no Estado de São Paulo.

O Estado repassa responsabilidades para um setor crescente na órbita social, com a desculpa de sobrecarga nas suas funções econômicas, políticas e sociais. Tal setor, representado por entidades filantrópicas, empresas, ONGs, é considerado como nova modalidade de resposta à “questão social”, porém, reduzindo os direitos da população às políticas sociais. O Serviço Social é chamado para atender as demandas do terceiro setor que emerge em sua dualidade, priorizando um bom atendimento para os que podem pagar por seus serviços, e destinando parcos e débeis outros serviços à população de baixa renda.

Dessa forma, o Serviço Social procura contribuir atuando segundo padrões e normas estabelecidas em seu Código de Ética e na Lei Orgânica de Assistência Social, buscando meios de viabilizar direitos à população dentro desse quadro contraditório das instituições do terceiro setor.

Nesse sentido, é necessário aprofundarmos a discussão referente ao trabalho do Assistente Social nas entidades que configuram o Terceiro Setor e sua abrangência nas políticas sociais como ferramentas para viabilizar os direitos dos cidadãos nessa sociedade desigual.

2.4- A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS

A escola é umainstituição onde as questões sociais se apresentam cotidianamente, nas relações entre alunos, educadores, família e comunidade.A desigualdade social é produto de uma diversidade de fatores e dentre elas a falta de investimento na educação. A escola é o espaço para a formação da cidadania e preparação para a profissionalização.

A contribuição do Serviço Social na área escolar consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão escolar, o baixo rendimento escolar, sexualidade, violência doméstica e que precisam necessariamente de intervenção conjunta com educadores, psicólogos, dirigentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com