TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguridade Social

Ensaios: Seguridade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 6

ANTROPOLOGIA ETAPA II

Natureza da Cultura

“A cultura, para os antropólogos em geral, constitui-se no “conceito básico e central da sua ciência”, afirma Leslie A. White (In Kanh, 1975:129).”

“O termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução) não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano – agronomia, biologia, artes, literatura, história, etc. – Valem-se dele, embora seja outra a conotação.”

“Os antropólogos não empregam os termos culto ou inculto, de uso popular, nem fazem juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não consideram uma superior à outra. Elas apenas são diferentes em nível de tecnologia ou integração de seus elementos. Todas as sociedades – rurais ou urbanas, simples ou complexas – possuem cultura. Não há indivíduo humano desprovido de cultura exceto o recém nascido e o homo ferus; um, por que ainda não sofreu o processo de endoculturação, e o outro, porque foi privado do convívio humano.”

2.1.1 Conceituação

“Desde o final do século passado os antropólogos vêm elaborando inúmeros conceitos sobre cultura. Apesar de a cifra ter ultrapassado 160 definições, ainda não chegaram a um consenso sobre o significado exato do termo. Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, não é comportamento, mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias. Há os que

consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto outros, ao contrário, aquilo que se refere ao material. Também encontram-se estudiosos que entendem por cultura tanto as coisas materiais quanto as não materiais.”

“Pelo visto, o conceito de cultura varia no tempo, no espaço e em sua essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura como idéias. Para Kroeber e Kluckhohn, Beals e Hoijer, ela consiste em abstrações do comportamento. Keesing e Foster a definem como comportamento aprendido. Leslie A. White apresenta outra abordagem: a cultura deve ser vista não como comportamento, mas em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros englobam no conceito cultura os elementos materiais e não materiais da cultura. A colocação de Geertz difere das anteriores, na medida em que propõe a cultura como um “mecanismo de controle” do comportamento.”

2.1.2 Localização da Cultura

“As coisas e os acontecimentos que constituem a cultura, segundo Leslie A. White, encontram-se no espaço e no tempo, e são classificadas em:

a) “intra-orgânica: dentro de organismos humanos (conceitos, crenças, emoções, atitudes);

b) Interorgânica: dentro dos processos de interação social entre os seres humanos;

c) Extra-orgânica: dentro de objetos materiais(machados, fábricas, ferrovias, vasos de cerâmica) situados fora dos organismos humanos, mas dentro dos padrões de interação social entre eles”.

“Para esse autor, um item qualquer – conceito, crença, ato,objeto – deve ser considerado um elemento da cultura desde que:

a) haja simbolização (representação por meio de símbolos);

b) seja analisado em um contexto extra – somático.”

2.1.3 Essência da Cultura

“A cultura, para os antropólogos, de forma geral, consiste, como já foi mencionado, idéias, abstrações e comportamento.

“IDÉIAS: Idéias são concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimentos e crenças teológicas, filosóficas, científicas, tecnológicas, histórias etc.”

“Essa concepção, segundo White, é “ingênua, pré-científica e ultrapassada”. A cultura, na verdade, é constituída de idéias, mas em parte; atitudes, atos evidentes e objetos também são cultura.”

“ABSTRAÇÕES: Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das idéias, da mente, excluindo-se totalmente as coisas matérias.”

“Novamente, Leslie A. White discorda, dessa colocação. Para ele, abstração significa algo, “imperceptível, imponderável, intangível (...) ontologicamente irreal”, o que estaria fora do campo científico.”

“COMPORTAMENTO: São modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos em face do meio social.”

“Para White, os anos (acontecimentos) e os objetos (coisas) não são comportamento humano, mas “uma concretização do comportamento humano”. A cultura consiste, portanto, em uma série de coisas reais que podem ser observáveis, ser examinados num contexto extra-somático.

2.1.4 Classificação da Cultura

“A cultura pode ser classificada de diversas maneiras: material ou imaterial (não material, espiritual), real ou ideal.”

“CULTURA MATERIAL (ERGOLOGIA). Consiste em coisas materiais, bens tangíveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos materiais, fruto da criação humana e resultante de determinada tecnologia. Abrange produtos concretos, técnicas, construções, normas e costumes que regularizam seu emprego.”

“CULTURA IMATERIAL (ASPECTOS ANIMOLÓGICOS). Refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não têm material. Entre eles encontram-se crenças, conhecimentos, aptidões, hábito, significados, normas, valores.”

“CULTURA REAL. É aquela em que concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Entretanto, a cultura real não pode ser percebida em sua totalidade, apenas parcialmente e, para isso, é necessário que os estudiosos a ordenem e demonstrem em termos compreensíveis.”

“CULTURA IDEAL. A cultura ideal (normativa) consiste em um conjunto de comportamento que, embora expressos verbalmente como bons, perfeitos, para o grupo, nem sempre são freqüentemente praticados. Muitas vezes um indivíduo, pelo seu egoísmo, pode tomar uma linha de ação diferente, ou os valores não revelados, ocultos, podem levar a comportamentos contraditórios. A cultura ideal seria a perfeita, além, muitas vezes, do alcance comum.”

2.1.5 Componentes da Cultura

“De modo geral, a cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com