TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senço Comum

Artigo: Senço Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

O senso comum é a inteligência social política e filosófica de um ser humano que é percebido na diferença entre o certo e o errado, é o discernimento entre o que fazer e quando fazer durante o dia-a-dia utilizando a sutileza de sair de cena ou ignorar tal fato. Também se incluem conhecimentos práticos como saber cozinhar algo, pregar um botão, entre outros.

O senso comum inclui também conhecimentos que não são práticos, como exemplo conhecimento de ideias pouco elaboradas aquilo que nós chamamos de conhecimento de aptidão ou o saber que por exemplo: o senso comum também incluem superstições ( crenças sem qualquer justificação) por exemplo: acreditar que gatos pretos trazem má sorte, e que se você passar por de baixo da escada faz mal. Também tem aquelas crenças sobre os mais diversos aspectos de vida ( como convicções morais, políticos e religiosos ) e que não tem nenhum caráter prático, não se pode dizer também que o senso comum é um conhecimento ,pois, alguns conteúdos do senso comum não são conhecimentos.

E como eu já disse ele pode ser a prática do dia-a-dia, um simples ato de sair de cena quando é preciso, ou até mesmo a superstições que não são conhecimento e sim convicção, que não sabemos nem de onde vieram.

O senso comum é visto como uma compreensão de todas as coisas por meio do saber social. O termo assim utilizado pode ser sinônimo de conhecimento popular ou pode ser o conhecimento de engenheiros, políticos. Daqueles que buscam e publicam notícias ou de qualquer um cujo trabalho é prever o comportamento de pessoas e grupos.

A verdade é que ninguém precisa saber o por que para desfrutar do conhecimento, em contraste com o conhecimento teórico em outras palavras o mesmo, não reflete sobre o mundo.

Em vez disso tenta lidar com um mundo simplesmente como ele é.

O senso comum também tem o poder de lidar com cada situação em particular, por exemplo: é uma questão de senso comum saber que o que vestimos ou dizemos na frente de nosso chefe será diferente da maneira de nos comportar diante de nossos amigos e dos nossos familiares.

O senso comum apenas sabe o que é apropriado fazer em cada situação em particular sem saber como saber disso.

E em grande parte com essa razão que o conhecimento do senso comum só não pode ser feita nas máquinas as tentativas de formalizar esse conhecimento encontraram vários problemas para ensinar a um robô a imitar pequenos comportamentos humanos. Seria preciso ensinar a ele tudo sobre o mundo.

Você já pensou em ver uma máquina com senso comum. Isso sim acabaria confundindo até o mais sofisticado dos robôs.

O robô não saberia como agir, não teria o que chamar de senso. As pessoas que não partilham do senso comum são um pouco como robô infeliz. Pois nunca parecem compreender ao que deveria estar prestando atenção e nunca parecem compreender o que é que não entendem. É muito trabalhoso explicar a alguém que não partilha do senso comum. Podemos recapitular todas as vezes em que a pessoa falou ou fez a coisa errada, e quem sabe talvez ela consiga evitar cometer os mesmos erros de novo. Mais assim que algo se mostre diferente ela estará de volta a estaca zero. Tivemos alguns exemplos de pessoas inteligentes que não conseguiram descobrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com