TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação Do Haiti

Ensaios: Situação Do Haiti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Situação Politica e econômica do Haiti

Em Porto Príncipe, a situação não mudou muito desde o terremoto que atingiu o país em 12 de janeiro de 2010. Segundo a ONU, mais de 500 mil pessoas continuam desabrigadas, nos cerca de 800 acampamentos montados nas regiões afetadas pela catástrofe.

O país tem 9,9 milhões de habitantes, dos quais 4,3 milhões são crianças que enfrentam dificuldades de sobrevivência, desenvolvimento e proteção.

O país também é considerado pela Transparência Internacional, entidade especializada no assunto, a segunda nação mais corrupta do mundo. Não bastassem todos esses problemas, o Haiti atravessa uma profunda crise institucional que culminou na queda do presidente Jean-Bertrand Aristide em fevereiro de 2004 e isso tem provocado uma série de conflitos armados em diversos pontos da nação. Tropas da ONU - os boinas azuis -, sob a liderança do Brasil, encontram-se no Haiti tentando devolver a paz aos haitianos, mas as dificuldades têm sido grandes e os constantes tiroteios aumentam a insegurança da região.

Os interesses geopolíticos sobre o país

A situação do Haiti acaba não sendo de emergência militar, mas humanitária. O recurso militar serve apenas para garantir a ordem e exibir o poder de quem o tem. Não há inimigos a combater ali, exceto os infortúnios, agora agravados com o terremoto (ou os terremotos, vez que vários vieram na sequência). A ação dos EUA mostrou que aquele país tem recursos, capacidade de mobilização pronta e vontade política de fazer a coisa certa no prazo exíguo, coisas que faltaram aos burocratas da ONU. Nenhum dos apoiadores da Força de Paz lá instalada tinha quaisquer desses requisitos.

Não faltaram análises, dizendo que o cálculo de Barack Obama foi eleitoral, que pretende impedir o agravamento da imigração, que é a oportunidade de colocar em prática um grande exercício de enfrentamento de grandes catástrofes.

A entrada dos Haitianos no Brasil

Parte dos haitianos tenta recomeçar a vida em outros países, sobretudo no Brasil. O governo propõe medidas para aumentar o controle sobre a entrada de haitianos no país, como a restrição da emissão de vistos a um total de cem por mês, e a exigência de que sejam requisitados na Embaixada do Brasil no Haiti.

A maioria dos haitianos entra na América do Sul pelo Chile ou Equador e segue em direção ao Brasil -- grande parte está concentrada nos municípios de Brasiléia (AC) e Tabatinga (AM). Os vistos permitem a permanência no Brasil por cinco anos para quem exercer um trabalho regular.

Os haitianos não poderão entrar no país na condição de refugiados políticos, por decisão do Conselho Nacional para os Refugiados (Conare).

Segundo organizações humanitárias, os imigrantes haitianos na Amazônia estão vivendo em situação precária. A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) do Amazonas anunciou que prestará assistência a eles, com a ajuda de R$ 300 mil prometidos pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com