TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chile estava preparado para terremoto, Haiti não

Artigo: Chile estava preparado para terremoto, Haiti não. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Artigo  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Chile estava preparado para terremoto, Haiti não

Porto Príncipe, Haiti (AP) – O terremoto no Chile foi bem mais forte do que o que atingiu o Haiti mês passado, mas a quantidade de mortes foi bem maior na ilha caribenha.

As razões são simples.

O Chile é mais rico e muito mais preparado, com leis rígidas para construção de prédios, boa estrutura de atendimento de emergências e uma longa história de terremotos. Nenhum haitiano vivo havia passado por um terremoto até o dia 12 de janeiro desse ano, quando um deles arrasou os prédios mal construídos.

E o Chile até que deu sorte dessa vez.

O terremoto de sábado teve seu centro 34 quilômetros abaixo da superfície da Terra e em uma área relativamente desabitada, enquanto o terremoto do Haiti aconteceu mais perto da superfície (12 quilômetros) e bem perto de Porto Príncipe, fatores que aumentaram seu poder destrutivo.

"Terremotos não matam – não deixam danos – se não houver nada para ser atingido", disse Eric Calais, geofísico especializado em terremotos da Universidade de Purdue, Estados Unidos.

O serviço geológico dos Estados Unidos diz que oito cidades do Haiti – incluindo sua capital, que abriga 3 milhões de pessoas – sofreram tremores violentos ou extremos devido ao terremoto do mês passado, que matou cerca de 220 mil pessoas, de acordo com o governo do Haiti. O número de mortos no Chile ficou na casa das centenas.

Em contraste, nenhuma área urbana do Chile sofreu mais do que um abalo "severo", o terceiro nível mais grave. O ponto de origem do terremoto estava a 325 quilômetros da capital do Chile, Santiago.

Em termos de energia liberada no centro do terremoto, o tremor do Chile foi 501 vezes mais forte. Mas essa energia se dissipa muito rapidamente à medida que se afasta do epicentro. Além disso, o solo abaixo de Porto Príncipe é menos estável e "treme feito gelatina", afirma o geólogo Tim Dixon, da Universidade de Miami.

Sobreviventes do terremoto do Haiti descreveram cenas de pânico, em boa parte com razão, à medida que os prédios implodiram ao seu redor. Muitos haitianos se agarraram a pilares de cimento que em seguida se desfizeram em suas mãos. Os haitianos não tinham treinamento em como reagir, não sabiam de medidas simples, como abrigar-se sob mesas e portas e afastar-se das janelas.

Os chilenos, por outro lado, têm casas e escritórios construídos para lidar com terremotos, com estruturas que balançam suavemente conforme os abalos, em vez de tentar resistir a eles.

"Quando se olha para os prédios do Chile você percebe danos, mas nada comparado à completa destruição dos prédios haitianos", afirma Cameron Sinclair, diretor da organização Arquitetura para a Humanidade, órgão sem fins lucrativos que ajuda populações vítimas de desastres naturais. Sinclair afirma que tem colegas arquitetos no Chile que construíram milhares de casas simples, porém resistentes a terremotos.

Em compensação, no Haiti não há leis para construir prédios. Patrick Midy, um arquiteto de destaque no Haiti, afirma que ele sabia de apenas três prédios preparados para terremotos no país inteiro. A organização de Sinclair recebeu 400 pedidos de ajuda logo depois do terremoto do Haiti, mas ainda não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com