TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Pre Cientifica

Monografias: Sociologia Pre Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

1- Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia, que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.

2- Resposta: Neste período, com a expansão comercial, o lucro se torna o principal objeto da economia, gerando riqueza e prosperidade para os comerciantes burgueses, diante disso, nasce a necessidade de racionalizar e planejar o desenvolvimento de novas tecnologias, ou seja, construir máquinas para acelerar a produção em larga escala de produtos que supram as necessidades humanas.

3- “Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens.”(p.25).

Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:

A) Considera natural a autoridade de um homem sobre outro? Por quê?

B) Resposta: Não, porque ele acreditava que só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer sua soberania.

a) Para ele, o que legítima a autoridade de uma pessoa sobre outra?

b) Resposta: O que legitima esta autoridade é o interesse comum, que os homens renunciam suas necessidades particulares em favor da coletividade.

4- Os trechos a seguir foram extraídos de dois tratados sobre o governo civil, de Locke. Leia-os com atenção e responda às questões.

“O grande objetivo da entrada do homem em sociedade, consistindo na fruição da propriedade em paz e segurança, e sendo o grande instrumento e meio disto as leis estabelecidas nessa sociedade, a primeira lei positiva e fundamental de todas as comunidades consiste em estabelecer o poder legislativo.”(86).

“Todavia, como as leis elaboradas imediatamente e em prazo curto têm força constante e duradoura, precisando para isso de perpétua execução e assistência, torna-se necessária a existência de um poder permanente que acompanhe a execução das leis que se elaboram e ficam em vigor.” (p.91).

“Em todos os casos, enquanto subsiste o governo, o legislativo é o poder superior; o que deve dar leis a outrem deve necessariamente ser-lhe superior.”(p.94)

a) Como Locke justifica a criação do poder legislativo e do poder executivo?

b) Resposta: Locke justifica a criação do poder legislativo, responsável pela criação e da discussão das leis; o executivo, que detém a responsabilidade pela execução e proteção dos direitos naturais em relação à liberdade, à igualdade e à propriedade;

c)

d) Qual deve ser, segundo Locke, a relação entre os poderes legislativo e executivo?

e) Resposta: A vivência diária podemos ver que realmente o Poder Executivo está subordinado ao Poder Legislativo, visto que tudo que emana do primeiro tem que ter a aprovação do segundo, como forma de proteger aqueles que serão os atingidos no final, o povo. O Poder Executivo tem que trabalhar em cima das diretrizes orçamentárias aprovadas pelo Poder Legislativo, por aí já vemos uma forma de imposição de força em relação ao outro. Apesar de os três poderes serem harmônicos, cada um tem suas obrigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com