TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica - Pré Sal

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

Engenharia Química

PRÉ-SAL

Nome dos alunos: Débora Nice Nabarrete dos Santos

Monique Rodrigues da Silveira

Paulo Henrique de Oliveira

Pedro Guilherme Dezotti dos Santos

Orientador: Hânia Milanelli

Santo André

Junho de 2016

PRÉ-SAL

NOME DOS ALUNOS

 Débora Nice Nabarrete dos Santos

Monique Rodrigues da Silveira

Paulo Henrique de Oliveira

Pedro Guilherme Dezotti dos Santos

Projeto de Pesquisa, exigência parcial do Curso de Engenharia Química do Centro Universitário Anhanguera de Santo André, na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.

Orientadora: Profª Ms. Hânia Milanelli

Santo André

Junho de 2016

SUMÁRIO

1 - Introdução4

2 - Justificativa4

3 - Objetivos5

4 - Fundamentação Teórica5

Pré-Sal: Desafios científicos e ambientais5

Desafio Carbonático6

Efeito do Clima.........................................................................................................................7

Tecnologias para melhorar o processo de separação de óleo, gás e água.............................8

Tecnologia nacional para extração de petróleo e gás do pré sal.............................................8

5 – METODOLOGIA................................................................................................................9

REFERENCIAS......................................................................................................................10

1 – INTRODUÇÃO

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos, além de ser um minério que depois de processado se torna fonte importante de energia e matéria prima para outros fins, como alguns tipos de combustíveis e insumos, sendo assim muito cobiçado pelas diversas nações e muito bem visto já que sua extração e refinamento se dão ao longo do tempo e pesquisas tecnológicas para se obter o tão cobiçado petróleo.

Atualmente a mais nova descoberta nesse ramo esta direcionada ao pré-sal e coincidentemente um dos poços mais recentes esta localizado no Brasil sendo uma das grades fontes que abordaremos nesta pesquisa.

2 – JUSTIFICATIVA

Este tema foi escolhido por ser um ramo muito diversificado dentre grandes áreas, desde química, mecânica, econômica, administrativa, dentre muitas outras que impulsiona e desperta a curiosidade não só de futuros profissionais, mas também como curiosos leitores e pesquisadores. Como o grupo deste trabalho cursa a área de engenharia química, o tema nos interessou, por ser uma matéria que consegue ter várias transformações e aplicações para diversos ramos, principalmente no mercado de trabalho, então abordaremos o tema de pré-sal que é uma grande tendência profissional atualmente

3 – OBJETIVO

O objetivo é passar a utilidade e informações no conhecimento técnico industrial de exploração e produção de petróleo e gás natural, entendendo como funciona, e como se obtém o pré-sal, suas tecnologias e suas preocupações com o meio ambiente, já que se torna um grande ramo atual a mão de obra e tendo grandes reservas no nosso país.

Tendo um dos grandes aspectos o CO², o objetivo além de informar, é interessar futuros pesquisadores de como aprimorar a extração e diminuir os danos gerados ao meio ambiente com novas técnicas, conhecimento, tecnológico, dentre tantas outras, chamando a atenção da classe empresarial e dos profissionais em busca de oportunidades, num cenário com vasta possibilidade e diversas áreas de atuação, bastando apenas a iniciativa e objetivo, buscando pelo desenvolvimento do conhecimento técnico e atitude na superação dos obstáculos.  

4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 


PRÉ-SAL: Desafios científicos e ambientais

Modernas tecnologias levaram a descoberta de imensas reservas de petróleo no Brasil e no resto do mundo; extrair óleo e gás de grandes profundidades é uma difícil missão para geólogos e engenheiros e um dilema para um planeta em mudança climática (Christante, 2009, p. 26).

De acordo com Christante (2009, p. 26), no ano de 1970 a 1980, era muito comum escutar que o petróleo iria se esgotar por volta da década de XX, o Pró-Álcool, por exemplo, que hoje coloca o país em posição em destaque na corrida mundial por biocombustíveis, foi fortemente motivado por essa promessa que hoje se mostra muito equivocada. A descoberta de imensas reservas de óleo e gás na Bacia de Santos, em profundidades que vão até 7 km abaixo da superfície da água, o chamado pré-sal.

Quem apostava que o petróleo iria se esgotar não contava com vários avanços tecnológicos que viriam mais a frente, graças a esses avanços foi permitido enxergar mais nitidamente as partes menos acessíveis da litosfera (seu principio é semelhante a uma maquina de ultrassom na medicina).

Formado no curso de geologia da UNESP em Rio Claro, Moraes se especializou em geofísica e foi responsável pela interpretação dos dados sísmicos que levou à descoberta de Tupi na Bacia de Santos e o primeiro a entrar em fase experimental de produção. Embora só tenha sido divulgada em junho de 2006 sua existência o potencial de Tupi já era conhecido pela empresa desde 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com