TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia-Status, Papeis, Funções Sociais

Ensaios: Sociologia-Status, Papeis, Funções Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DE SOCIOLOGIA

SIGNIFICADO DE SOCIOLOGIA

É o estudo da sociedade, é uma ciência que se preocupa com tudo construído pela sociedade, pelo homem. Ela estuda todos os fenômenos sociais, resultados do trabalho social humano.

Sociologia é a análise científica de tudo que ocorre na sociedade.

SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

Surge na Europa, no século XIX, pois o feudalismo, através da crise feudal, acaba, dando origem ao capitalismo. O desenvolvimento do capitalismo, as revoluções industrial, francesa e as liberais, fizeram com que a sociologia se desenvolvesse para explicar as relações sociais. Em função dessas transformações(crises), a ciência buscava entendê-las, por isso a sociologia é chamada de “ciência da crise”.

IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

É a capacidade de analisar, observar e criticar os fatos sociais de forma diferenciada, ou seja, é ir além do senso comum. É importante para que você adquira um senso crítico, tendo um conhecimento fora do seno comum, ou seja, fora do que todos pensam.

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

É um processo que se inicia no nascimento e termina com a morte. Só acontece entre os seres humanos, os animais irracionais não têm cultura, logo não se socializam.

É um processo pelo qual todo e qualquer indivíduo passa ao longo de sua vida, onde assimila regras, valores, costumes, hábitos, etc., de sua sociedade.

OBS.: A sociedade não é mais importante que o indivíduo, nem vice-versa. Ambos são essenciais para suas sobrevivências. Possuem relação recíproca, ou seja, troca igualitária entre os dois. A sociedade é composta por indivíduos e o indivíduo precisa da sociedade para ser o tal.

GRUPOS SOCIAIS

Ao longo da socialização, o indivíduo passa por vários grupos sociais. Esses grupos sociais se caracterizam por serem um conjunto de indivíduos que se associam a partir de características, valores e interesses em comum. É dividido em:

PRIMÁRIO: são os grupos que sempre há uma relação de afetividade. EX.: Família

SECUNDÁRIO: São os grupos que o indivíduo não convive sempre, não permite, sempre, uma afetividade. EX.: Bairro

INSTITUIÇÕES SOCIAIS

São as regras, normas e padrões de comportamento, que correspondem às expectativa sociais. EXs.: Língua Portuguesa, Religião, Casamento...

STATUS SOCIAIS

São condições, posições, geralmente momentâneas, que geram reconhecimento social. EXs.: Professor, aluno. Obs.: hierarquia ≠ importância.

PAPÉIS SOCIAIS

São funções, papéis, exercidos pelos indivíduos a partir dos seus status. EXs.: aluno, filho, primo, lutador...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com