TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - Uma Ciência Da Sociedade

Trabalho Escolar: Sociologia - Uma Ciência Da Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

As primeiras teorias sociológicas, surgidas em meados do século XIX na Europa, voltaram o foco de seu interesse para o problema da relação dos indivíduos entre si e com a sociedade.

Os cientistas sociais, ao trabalharem com a realidade social, estavam interessados em explicar como ações coletivas, como normas de conduta coletiva eram incorporadas e internalizadas pelos indivíduos, e como a práxis coletiva determinava o comportamento de diferentes grupos sociais. Em todas essas variantes estava em jogo a necessidade de compreensão da relação individual/sociedade, que se tornou o objeto central dos primeiros estudos realizados.

A sociologia, segundo Tomazi, sem ser essencialmente antagônica ao que estava estabelecido pela ordem burguesa nasceu como uma tentativa de reação ao individualismo na Europa capitalista. Ela opôs ao primado da ação individual, no qual se baseava grande parte da teoria econômica liberal da época, a ação coletiva e social. O homem a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a compõem. Nesse sentido, produto dessa modernidade, os estudos clássicos da sociologia ora enfatizavam a ação individual, ora a ação coletiva. Alguns autores privilegiavam o papel da sociedade e de suas instituições, e outros, ainda, ressaltavam importância ao conjunto das práticas que definem as próprias relações entre indivíduo e sociedade.

Os primeiros sociólogos construíram conceitos voltados para a tentativa de interpretar por critérios científicos a realidade social. Esse foi o primeiro embate vivido por tal ciência, que é uma das marcas centrais do mundo ocidental moderno, uma vez que o posso a ser dado implicava superar, por meio da razão, os ditames colocados pelos ensinamentos do senso comum, que até então dominavam a maior parte das interpretações e explicações sobre o sentido da ação coletiva humana.

De acordo com Peter Berger a sociologia não é apenas um tipo de conhecimento transformável em técnicas que possibilitam algum tipo de transformação e controle da sociedade, mas também um meio de possível aperfeiçoamento do espírito, na medida em que ela pode auxiliar as pessoas a, de algum modo, compreenderem mais claramente o comportamento dos outros, a sua própria situação e o seu comportamento em relação aos outros, aos grupos aos quais pertence e à sociedade como um todo.

Podemos definir a sociologia como o estudo científico das interações de indivíduos e grupos orientadas por significados intermentais, principalmente aqueles significados derivados da cultura, em função de objetivos e interesses específicos para cada situação social.

À sociologia cumpre precisamente ir além das aparências físicas da vida social e penetrar nas camadas mais profundas da sociedade para compreender a “lógica” oculta da sua organização.

Referências: Manual da sociologia 2ª por Delson Ferrereira e

Introdução à sociologia por Sebastião Vila Nova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com