TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia problemas

Ensaio: Sociologia problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Ensaio  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

Questões

1) Qual a importância da vida em grupo para os seres humanos?

Os indivíduos não são capazes de viver sozinhos, ignorados por todos de maneira alguma.

É através da socialização que este indivíduo se torna um ser social, pensante e atuante, devido a assimilação da cultura, das normas, dos comportamentos e das condutas do grupo social em que está inserido.

A socialização tem como objetivo a integração do ser humano à sociedade, e é um processo que nunca se dá por terminado.

Ao longo de sua vida, o indivíduo participa de inúmeros grupos sociais, o primeiro deles e o mais importante, é a família. É no seio familiar, que o indivíduo tem o seu primeiro contato social, onde poderá desenvolver suas habilidades e obter conceitos de regras e ética.

2) O que é processo de socialização?

O processo de socialização é o processo que consiste em inserir o ser humano a sociedade em que ele vive, ele é crucial para a formação do homem no âmbito social.

Socialização é o processo através do qual o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura, onde intervém um conjunto de agentes de socialização (família, escola, grupo de pares, meios de comunicação, empresa, etc.). A criança quando nasce, apesar de já trazer os genes necessários ao ser humano, é um ser culturalmente em branco.

Existem dois tipos: de socialização:

1° A socialização primária que acontece com a família. As primeiras palavras, a leitura do mundo a sua volta, andar, se relacionar com os familiares, aprender a sua cultura... enfim, esta é a socialização primária - com a família.

2° A socialização secundária é quando a criança vai para a escola e conhece outras pessoas, com culturas diferentes, jeitos diferentes, então ela começa a se relacionar com o mundo e com tudo que há nele.

3) Do ponto de vista da sociologia, como definimos personalidade?

Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.

Carver e Scheier dão a seguinte definição: "Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa

A personalidade é um conjunto de qualidade externas que fornece as características de determinado indivíduo. Tais características, podem e devem ser apreciadas por outras pessoas, pois é a partir delas que identificamos e diferenciamos uma pessoa da outra. É através da personalidade que identificamos os padrões de conduta e comportamento de determinada pessoa. É através destas que se pode predizer qual poderá ser a sua reação diante de determinada situação, estímulos ou condições externas.

4) O homem adquire personalidade própria ou já nasce com ela? Explique?

Se existe alguma coisa que certamente é inserida em nosso código genético, esta é a nossa personalidade, ela pode ser melhor ou pior de acordo com o meio em que se vive e a educação que se recebe.

A personalidade é inata, mas pode ser moldada com o auxílio dos pais, da escola, da igreja, da sociedade e principalmente do próprio indivíduo.

Inato, por sua vez, é o que já nasce com o homem. Ideia inata significa, de um modo geral, a maneira particular de ver as coisas, de formular uma opinião, um conceito, mas que já tenha nascido com o próprio homem e independente de educação e instrução. Grande parte de nosso conhecimento, em verdade, são experiências que os outros nos transmitiram nas conversações, nas salas de aula, nos jornais e televisões, nos livros, nas conferências. Outros conhecimentos, porém, nos vem de dentro. Diante de um acontecimento ou de uma circunstância, o conhecimento natural, não aprendido, como que nos salta do íntimo, sem esforço para formulá-lo e sem ter que recorrer, mesmo inconscientemente, ao arquivo de nossa memória

5) O que normal em uma sociedade pode ser absolutamente anormal em outra? Explique por quê.

O que interfere é a cultura nos vemos as mesmas coisas mas a interpretamos de outra forma.

Na Arábia Saudita, arrotar após as refeições é um sinal de boa educação e de que você ficou satisfeito, já no Brasil é falta de educação.

Na Itália: Palitar os dentes após as refeições significa que gostou da comida. Mas na França e em muitos outros países é um ato de extrema grosseria;

Na Bélgica, come-se com o garfo na mão esquerda, mesmo quem não é canhoto. Já em países árabes, a mão esquerda é considerada impura pois é destinada a higiene pessoal. Portanto, não receba ou ofereça documentos e cartões de visita com esta mão;

Na Europa é um hábito comum dividir a mesa com estranhos;

A culinária na Mongólia é exótica, mas não se assuste: um exemplo é a carne de camelo cozida.

Na Finlândia, rena ensopada ou frita são pratos comuns.

Larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos na Tailândia. Já em Taiwan e Hong Kong, um dos pratos principais é a cobra frita.

Um prato de sopa de cachorro na Coréia do Sul é considerado energético;

No Paquistão, homens e mulheres comem separadamente;

No Oriente Médio é proibido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiando automóveis. Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja. Por lá, é comum encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles;

Em muitos países da Ásia e Oriente Médio, ao visitar os templos religiosos, deve-se vestir roupas com mangas e compridas, em alguns tirar os sapatos. Sendo proibido tirar fotos no seu interior e tocar imagens e estátuas;

Na China, atos de assoar nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo. E deixar de beber todo o conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com