TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Artigo: Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2012  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardoso afirmou ter um pé na cozinha, buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, conseqüentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevista cedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, o renomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno

surpreendeu com a frase: ?Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância?.

Interprete as declarações acima com base nas discussões acerca da atualidade do mito das três raças?

Resposta: Na primeira declaração acredito que realmente foi uma estratégia política, para ganhar votos, daqueles que estão alienados a tudo que a mídia divulga, certamente a opinião daqueles que possuem mais informações sobre o mundo atual, será contraria ao da população “pobre” de conhecimento que elegeu esse candidato. Por isso o jogador Ronaldo fez essa declaração, certamente sentindo-se envergonhado com tamanha falta de caráter e de amor ao próximo, ainda hoje vemos casos graves de racismo em nosso dia-a-dia, é comum ser discriminado por ser “diferente”, devemos prestar um pouco mais de atenção ao nosso redor, a sociedade em que vivemos não possui três raças, e sim uma mistura de varias raças e de varias culturas.

Questão de múltipla escolha:

Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:

1. Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre. (Resposta)

2. Gobineau e Sério Buarque de Holanda.

3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.

4. Gilberto Freyre e Gobineau.

5. Gobineau e Darcy Ribeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com