TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia: um estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades

Artigo: Sociologia: um estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Artigo  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É A SOCIOLOGIA

A sociologia é o estudo da vida social humana, grupos e sociedades. É o estudo dos comportamentos dos seres humanos e esta é uma área extremamente abrangente, podendo ir desde o estudo de encontros casuais entre indivíduos que se cruzam nas ruas até a investigação de processos sociais globais.

Uma característica do ser humano é que tendemos a ver o mundo a partir exclusiva de nossas vidas, com a ótica que estamos familiarizados. A sociologia nos mostra que precisamos adaptar uma perspectiva mais abrangente do modo como somos e das razões pelas quais agimos.

O que nos é bom ou verdadeiro, natural, inevitável, o que consideramos como dado em nossas vidas é fortemente influenciado por forças históricas e sociais.

Nossas vidas individuais refletem os contextos de nossa experiência social e por conta disso, precisamos compreender como isso se dá dentro de uma perspectiva sociológica.

Pensar sociologicamente, como nos escreve Giddens, é olhar mais além, cultivando a imaginação sociológica que é sairmos de nossas rotinas familiares da vida quotidiana e poder olhá-las de formas diferentes.

A imaginação sociológica permite-nos entender que os fenômenos refletem questões muito amplas, que vão muito além do indivíduo.

Mas, apesar todos sermos influenciados pelo contexto social, nenhum de nós tem o seu comportamento determinado unicamente por este contexto. Possuímos e criamos nossa individualidade, assim a sociologia deve investigar o que a sociedade faz de nós e o que nós fazemos de nós próprios.

O que nós fazemos estrutura (dá forma) o mundo social que nos rodeia ao mesmo tempo que é estruturado por esse mundo social.

Referências

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Lisboa, Fundação Calouste, 2004, 4º Ed.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com