TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stalking

Tese: Stalking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Tese  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Stalking é uma forma de violência na qual o sujeito ativo invade a esfera de privacidade da vítima, repetindo incessantemente a mesma ação por maneiras e atos variados, empregando táticas e meios diversos de forma insistente e obsessiva à uma outra pessoa a perseguição persistente pode levar a ataques e agressões.

Esse comportamento possui determinadas peculiaridades: A invasão de privacidade da vítima, repetição de atos, dano à integridade psicológica e emocional do sujeito passivo, lesão à sua reputação, alteração do seu modo de vida é restrição à sua liberdade de locomoção. Constata-se que o crime provocado pelo mesmo, no Brasil é uma contravenção simples apenadas com prisão simples ou multa.

Stalking

1. Perspectiva vitimológica do stalking: Reconhecimento, compreensão e caracterização

Portanto, é uma forma de violência na qual o sujeito ativo invade a esfera de privacidade da vítima, repetindo incessantemente a mesma ação por maneiras e atos variados, empregando táticas e meios diversos como, ligações nos telefones celular, residencial ou comercial, mensagens amorosas, telegramas, ramalhetes de flores, presentes não solicitados, assinaturas de revistas indesejáveis, recados em faixas afixadas nas proximidades da residência da vítima, permanência na saída da escola ou do trabalho, espera de sua passagem por determinado lugar, frequência no mesmo local de lazer, em supermercados, entre outras.

O stalker, às vezes, espalha boatos sobre a conduta profissional ou moral da vítima, divulgando as mais variadas infâmias como, por exemplo, que é portadora de um mal grave, que foi demitida do emprego, que fugiu, que está vendendo sua residência, que perdeu dinheiro no jogo, que é procurada pela Polícia(...) e, com isso vai, aos poucos. Ganhando poder psicológico sobre o sujeito passivo, como se fosse o controlador geral dos seus movimentos.

2. Dos efeitos do stalking

Os efeitos potenciais de atingem a saúde mental e emocional da vítima infligindo-lhe uma negação ou dúvida, ou seja, a vítima não acredita o que lhe está acontecendo.

Em seguida, ao perceber a gravidade do fato, a vítima é tomada de ima frustração, culpa, vergonha, baixa autoestima, insegurança, choque e confusão, irritabilidade, medo e ansiedade, depressão, raiva, isolamento, perda de interesse em continuar desenvolvendo suas atividades corriqueiras, sentimentos suicidas, perda de confiança em sua própria percepção, sentimento violento para com o stalker, habilidade diminuída ao executar seu trabalho ou na escola, ou de realizar tarefas diárias.

Isso tudo causa efeitos potenciais na saúde psicológica da vítima como distúrbios do sono, problemas sexuais e de intimidade, dificuldade de concentração, fadiga, fobias, ataques de pânico, problemas gastrointestinais, flutuações no peso, automedicação e desordem pós-traumático do stress.

Geralmente, o sujeito ativo é o homem, e a mulher, o passivo. Há casos, entretanto, em que aparecem dois homens ou duas mulheres nos polos e ainda, excepcionalmente, a perseguição de homem por mulher.

Os motivos que levam ao aparecimento do stalker são os mais variados, podendo-se destacar: amor, desamor, vingança, ódio, brincadeira, inveja ou qualquer outra causa subjetiva.

Na maior parte das vezes, trata-se de um amor incontido, geralmente do sexo masculino, repete diuturnamente sua manifestação de amor ao sujeito passivo.

3. A possibilidade de indenização civil em caso de crime de stalking

O Stalking pode gerar indenização na esfera civil, pois, ante a rejeição sofrida do mesmo, normalmente a vítima sofre perseguições, ameaças, redução no rendimento do trabalho, que inclusive geram perdas de caráter material e moral, gerando o direito à indenização.

Em muitos casos, a vítima acaba por pedir demissão ou exoneração do trabalho, abandona o emprego, pelo que, sem dúvida deve ser indenizado.

Soma-se a isso o fato de que muitas vezes a própria conduta da vítima é questionada pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com