TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stalking

Tese: Stalking. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  Tese  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A prática da perseguição existe a milhares de anos, às vezes motivado por ódio, outras vezes por amor, entre outros motivos, a perseguição esta presente na historia da humanidade.

Com o tempo essa pratica, ganhou nome e se tornou crime, sendo hoje conhecida como Stalking e será o tema desse trabalho acadêmico, onde mostraremos o que pode levar um individuo a ser tornar um stalker, e quais as conseqüências que a vitima pode sofrer.

Destacaremos ainda o perfil psicológico dos perseguidores, quais países já possuem legislação prevendo os stalking em seus códigos penais e quais o casos mais famosos deste crime

O que é Stalking?

Na concepção ampla do termo, são caçadores que perseguem furtivamente o animal que pretendem caçar(Morais,1998). Atualmente, o stalking define-se como forma particular de violência relacional. Pode ser definido como um padrão de comportamento de assédio persistente, que se traduz em formas diversas de comunicação, contato, vigilância e monitorização de uma pessoa-alvo. Estes comportamentos podem consistir em ações rotineiras e aparentemente inofensivas (ex. oferecer presentes, telefonar frequentemente, deixar mensagens escritas) ou em ações inequivocamente intimidatórias (Ex. perseguição, mensagens ameaçadoras). Em outras palavras, podemos dizer que se trata de uma constelação de condutas, que podem ser muito diversificadas, mas envolvem sempre uma intrusão continua e repetida através da qual uma pessoa pretende se impor à outra, mediante contatos indesejados, gerando insegurança, constrangimento e medo na vitima. Para, além disso, prolongarem-se no tempo, estes comportamentos tendem a escalar em frequência e severidade, podendo mesmo associar-se a outras formas de violência, tais como as ameaças e agressões psicológicas, físicas e/ou sexuais.

O stalking ocorre com mais frequência no sexo feminino, embora este não configure um fenômeno de gênero, pois a vitima também pode ser do sexo masculino e, mais raramente, do mesmo sexo que o ofensor.

Podemos distinguir o stalking dos outros crimes por duas características:

1 - É um tipo de crime que acarretanuma constante vitimização,

Traduzindo-se na efetivação de uma série de ações, não se limitando

somente a um ato isolado.

2 – É também definido pelo impacto que causa na vítima.

Trata-se de um tipo de conduta criminal que é caracterizada por uma repetida

comunicação não consensual orientada para um alvo específico, podendo esta

comunicação ser verbal, não-verbal, escrita ou de outra natureza (ou uma

combinação de várias formas). O facto de esta perseguição se tornar ameaçadorapara a vítima, acaba por gerar nela um sentimento de medo

permanente.

Este tipo de perseguição pessoal causa medos, incertezas, e, em última instância, pode mesmo levar à destruição de vidas. É quase sempre uma característica de relacionamentos caracterizados por episódios de violência doméstica, passados ou atuais, mas existem também situações em que esta conduta ocorre sem que tenha existido qualquer relação intima entre o perpetrador e a vítima ou em que estes são completamente estranhos um ao outro.

Os psicólogos costumam englobar os indivíduos que praticam stalking em duas categorias: psicóticos e não-psicóticos. Muitos stalkers já têm distúrbios psicológicos, como transtorno delirante, transtorno esquizoafetivo ou esquizofrenia. A maior parte dos stalkers são não-psicóticos e podem exibir distúrbios ou neuroses tais como: depressão aguda, distúrbio adaptativo ou dependência de substâncias, tal como uma série de outros transtornos de personalidade, anti-sociais, de fuga, dependência, narcisismo, ou paranoia. Alguns dos sintomas obsessivos fazem parte do transtorno de personalidade obsessiva compulsiva. Os stalkersnão-psicóticos podem perseguir a vítima por diversos motivos: fatores psicológicos, incluindo a raiva e hostilidade, projeção de culpa, obsessão, dependência, negação e inveja. Por outro lado, e o mais comum, o stalker não tem qualquer sentimento de antipatia para com a vítima, mas um desejo que não pode ser preenchido devido à sua personalidade e às normas sociais.

Alguns investigadores, após terem efetuado estudos em cooperação com

entidades policiais, concluíram pela existência de três tipos de stalkers:

- Simples Obsessivo – nestes casos existe uma qualquer forma de relação prévia que pode ir do simples conhecimento, como uma relação de vizinhança, relação cliente-fornecedor ou outro tipo de relação profissional, a um encontro ocasional ou, mesmo, a um relacionamento amoroso mais continuado, dando-se início ao comportamento de stalkingdepois desta relação se ter dissolvido. Neste sentido, a relação vai-se degradando, acabando a vítima por sofrer comportamentos susceptíveis de poderem ser considerados abusivos. O stalkerinicia uma “campanha” no intuito de satisfazer a sua fixação, procurando constantemente obter satisfação pelos seus atos;

- Erotomaníaco – do grego eros+ mania, amor ligado à loucura. Como já foi referido anteriormente, o tema central da desilusão do perpetrador é o facto do seu alvo amoroso manter uma relação amorosa com outra pessoa. Esta desilusão, na maior parte das vezes, engloba perturbações que concernem o idealizado amor românico e a perfeita união espiritual, ou seja, a combinação perfeita. A vítima é normalmente de uma classe social elevada e pode ser completamente desconhecida.

- Amante obsessivo – apresenta características semelhantes ao stalkerindicado

anteriormente. A vítima é, na maior parte das vezes, escolhida entre figuras

tornadas públicas pelos meios de comunicação. O delírio de que a vítima pode

amar o perpetrador é frequente e é visível o esforço deste, sistemático,

constante, para se fazer notar pela vítima.

Compreender as Vítimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com