TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade E Meio Ambiente

Exames: Sustentabilidade E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

O Meio Ambiente e a Sustentabilidade

Vivemos em um mundo globalizado onde é essencial para o desenvolvimento da integração social, cultural e econômica. Mas o processo de globalização parece apenas visar o sistema capitalista e impondo métodos para se atender ás necessidades de consumo que geram acúmulo de capital.

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas e as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou pelo menos, tentar encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a ideia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante. Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à atenção para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos, a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estarão asseguradas.Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las; garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem.

O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que a consequência de tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com