TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do artigo: "Burocracia como organização, poder e controle", escrito por José Enrique de Faria e Francis Kanashiro, e também o texto "Fundamentos de uma organização burocrática", escrito por Weber

Resenha: Síntese do artigo: "Burocracia como organização, poder e controle", escrito por José Enrique de Faria e Francis Kanashiro, e também o texto "Fundamentos de uma organização burocrática", escrito por Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Resenha  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

Neste trabalho apresentaremos uma síntese do artigo: “Burocracia como Organização, Poder e Controle” escrito por José Henrique de Faria e Francis Kanashiro e também o texto “Os fundamentos da organização burocrática.” escrito por Weber.

No conteúdo abordado de Weber consideramos que burocracia se instaura na sociedade da Idade Média para a Idade Moderna, no momento de grande racionalização da sociedade. Ocorre nesse período modificações nas relações sociais, a tradição e o carisma são tomados pelo racional-legal (relação de dominação pelo controle do cargo por meio de leis).

Weber ainda diz que o capitalismo sempre esteve ligado a burocracia e como todo sistema que se ergue e se instaura socialmente, a burocracia perde sentido como qualquer outra forma de organização.

No segundo texto estudado, os autores - José Henrique de Faria e Francis Kanashiro - buscam analisar e compreender, a burocracia partindo da visão de Maurício Tragtenberg e Fernando Pretes Motta. Desvendando o sentido de burocracia que normalmente não é estudada: a burocracia em sua origem no contexto social. Para muitos burocracia é sinônimo de papelada de ineficiência. Contudo, como já aprendemos, esses sentidos surgiram devido às disfunções da teoria da burocracia. No contexto histórico os autores se voltam para o caráter social, procurando entender suas consequências no ambiente social e não apenas entender o que é a burocracia, suas funções e disfunções. No decorrer do trabalho será esclarecido que a visão de ambos os autores do artigo veem a burocracia como: Organização, Poder e Controle.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com