TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Burocracia Como Organização, Poder E Controle

Dissertações: Resenha Burocracia Como Organização, Poder E Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.931 Visualizações

Página 1 de 2

Burocracia como organização, poder e controle

José Henrique de Faria tem um currículo extenso e várias formações acadêmicas, entre elas: é Mestre em Administração pela UFRGS. Como experiência profissional destaca-se o fato de ter sido reitor da UFPR e autor de sete livros. Já Francis Kanashiro Meneghetti é graduado e mestre em Administração pela UFPR. Como experiência profissional, Francis é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (UP), além de atuar na área de Estudos Organizacionais.

O artigo analisa a forma com que Maurício Tragtenberg e Fernando Cláudio Prestes Motta entendem a burocracia e a relação entre seus entendimentos sobre o assunto, levando em conta as idéias e características do tema segundo Max Weber.

O objeto de análise do estudo do artigo são as principais obras de Tragtenberg e Prestes Motta, onde também aparece Max Weber como grande referência. O artigo procura fazer contribuições, entre elas: tratar da burocracia em sua materialidade concreta, ter uma perspectiva da história da constituição do pensamento crítico em administração no Brasil, os diferentes conceitos de burocracia relacionada ao capitalismo pelos dois autores e reflexão sobre a burocracia e Estado.

Tragtenberg se mostra mais eclético quanto às leituras e tem o anarquismo e marxismo muito presentes em suas obras. Ele procura questionar e entender como se defender do avanço da burocracia na atualidade e, destaca que a burocracia é o oposto de autonomia, é um tipo de poder. Nas obras de Prestes Motta, há grande influência de Marx, Weber e também da psicanálise, procurando explicar como a burocracia pode ser formada a partir da relação do sistema capitalista com os elementos da infraestrutura.

Os autores do artigo mostram detalhadamente os estudos e a visão sobre a burocracia de Maurício Tragtenberg e Fernando Claudio Prestes Motta. Além dos estudos, suas trajetórias de vida tiveram influência sobre suas opiniões e concepções, diferentes uma da outra, de burocracia. Destaca-se o fato de muitas pessoas se equivocarem com o conceito de burocracia por ser algo uniformizado na sociedade, atribuindo um único significado, porém, é esclarecedor no artigo o que é a burocracia de acordo com o conceito de cada autor citado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com