TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho Universitário: TEORIA DA CONTABILIDADE CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE RIBEIRÃO PRETO

ADMINISTRAÇÃO

2º SÉRIE

TEORIA DA CONTABILIDADE

CIÊNCIAS SOCIAIS

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

DESAFIO PROFISSIONAL – L&CONSTRUÇÃO

TUTOR PRESENCIAL – ROSEMARY ROCHA CALIGIONE

RIBEIRÃO PRETO-SP

NOVEMBRO/2014

SUMÁRIO

Introdução 1

Impactos da construção civil ao meio ambiente 2

Sustentabilidade econômica 3

Sustentabilidade ambiental 4

Sustentabilidade social 5

Conclusão 6

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema Desenvolvimento Sustentável na construção civil, através de casos reais onde elaboraremos um programa de Sustentabilidade a empresa L&Construção, que será apresentada em reunião aos proprietários, demonstrando que a empresa só tem a ganhar em termos de lucro, valorização da marca e principalmente o respeito às pessoas e conservação do meio-ambiente. As características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem ao meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado. A história da construção civil mostra que ela sempre atendeu as necessidades básicas e imediatas do homem sem preocupação com a técnica aprimorada em um primeiro momento. Com o passar do tempo à preocupação com os recursos naturais e a implementação dos modelos de sustentabilidade nas empresas de construções, passaram a exigir qualificações profissionais e técnicas mais apropriadas e vantajosas para se construir casas cada vez mais sustentáveis. Surgindo as construções concebidas com responsabilidade social.

2. IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL AO MEIO AMBIENTE

O setor da construção civil se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção de insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas. No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente. Apoderando-se dos recursos naturais, o setor é também, entre todas as atividades produtivas, o maior gerador de resíduos. Segundo Diana Scillag, diretora do CBSC – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, de tudo que se extrai da natureza, apenas entre 20% e 50% das matérias-primas naturais são realmente consumidas pela construção civil. Dados revelam que o volume de resíduos gerado – entulho de construção e demolição, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. O economista e mestre em tecnologia ambiental Élcio Carelli, da empresa obra limpa, afirma que 60% do total de resíduos gerados nas cidades brasileiras têm origem na construção civil. Em São Paulo, estima-se a geração de 17 mil toneladas/dia de resíduos, sendo que 30% vêm da construção formal e o restante da informal, diz ele.

A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com