TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Classica

Monografias: Teoria Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Hugo Munsterberg

Munsterberg procurou aplicar instrumentos da psicologia para atingir o objetivo de maior produtividade. Segundo ele, ela poderia aumentar de três maneiras:

Descobrimento de melhor pessoal: procurando o pessoal mais adequado para exercer tal função em base de suas qualidades psicológicas.

Criação do melhor trabalho: criação de condições psicológicas para otimização do trabalho.

Influencia psicológica: para servir de motivação aos funcionários.

Críticas a Teoria Clássica

Abordagem simplificada da organização formal: Refere-se a uma abordagem extremamente simplificada da organização, que segundo os autores clássicos, irá proporciona máxima eficiência.

Ausência de trabalho experimental: Estar relacionada à falta de comprovação científica às afirmações dos autores clássicos. As ideias mais importantes eram consideradas princípios, e os princípios para ser considerada lei, deve conter alto grau de regularidade e consistência.

O extremo racionalismo na concepção da administração: A crítica relaciona a forma como os autores clássicos levam o formalismo de suas proposições a uma análise de administração à superficialidade, à supersimplificação, e a falta de realidade.

Eles se preocupam apenas com a apresentação racional e lógica, deixando de lado a clareza de suas ideias.

Teoria da Maquina: Refere-se às abordagens mecânicas, logica e determinista que levaram os autores clássicos de maneira errada na busca de uma ciência da administração.

Abordagem do sistema fechado: Refere-se às poucas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis e dos aspectos que podem ser manipulados por meios dos princípios da administração.

Abordagem Incompleta: Trata de uma abordagem simplificada, e incompleta pelo fato de que ela não considera o comportamento humano, ou seja, dando ênfase a organização formal e deixando de lado a informal.

Teoria Clássica e a Enfermagem

A influencia se dá as divisões das tarefas, na burocratização, na hierarquia e na busca pela eficiência. Dentro da enfermagem podemos encontrar os 14 princípios da Teoria Clássica da Administração: divisão do trabalho, autoridade, disciplina, comando, direção, subordinação aos interesses gerais, remuneração, centralização, linha de comando, ordem, equidade, iniciativa, estabilidade, espírito de equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com