TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administracao

Exames: Teoria Geral Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

A Teoria Geral da Administração é o campo do conhecimento humano, que ocupa o estudo da administração geral. Sua tarefa é fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados, dirigindo o esforço dos grupos organizados. Com isso, estaremos abordando neste trabalho a definição e a importância da administração na Padaria Q Pão, onde levantamos vários problemas com o funcionamento da empresa.

Contudo, ajudaremos o Sr. Bread a reerguer a sua empresa, mostrando como está a situação atual e a situação ideal para a Padaria Q Pão, onde iremos ensinar método de melhoramentos e conceitos que podem ser aplicados dentro da empresa.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE VEM A SER ADMINISTRAÇÃO?

Administrar é liderar a equipe de modo com que todos os integrantes da mesma se esforcem e colaborem para que os objetivos sejam alcançados. É a forma que dirigimos pessoas e processos de maneira a chegar ao objetivo proposto por meio da organização, planejamento, controle, execução e liderança. Tudo que usamos e consumimos, sejam roupas, automóveis, alimentos, água, energia, ou seja, a necessidade humana. É o resultado da administração de recursos na produção de bens e serviços.

A sociedade moderna é uma sociedade organizacional, sendo assim as organizações refletem diretamente sobre as pessoas, a sociedade. Por isso é de extrema importância o estudo da administração que tem como principal objetivo o desempenho das organizações.

A boa administração vai refletir diretamente na sociedade e na qualidade de vida das pessoas. Assim como uma má administrada pode refletir negativamente sobre as pessoas.

Figura 1 Principais funções do processo de gestão.

É a união de Pessoas, Informação, Conhecimentos, Espaço, Tempo, Dinheiro e Instalações. Centralizados e Controladas por uma organização, planejando e focando a execução dos objetivos. São técnicas interligadas.

2.2 ESCOLAS DE ADMINISTRÇÃO SUSTENTADAS PELAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS.

As escolas, pensamentos ou enfoque da administração surgiram a partir do século XX e são elas:

* Escola Clássica: A teoria clássica surgiu na França, criada por Henry Ford, onde se espalhou por toda a Europa, se destacou pela estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente em técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e administrativas.

* Escola Neoclássica: Criada com a necessidade de se utilizar conceitos relevantes da Teoria Clássica, devidamente atualizados e desprovidos de exageros e generalizações. A escola Neoclássica é marcada pelas seguintes características: ênfase na prática da administração, reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais de administração, ênfase nos objetivos e resultados.

* Enfoque (ou escola) Comportamental: Surgiu entre as décadas de 40 e 60, sendo adotada uma orientação mais psicológica, com o foco no ajustamento pessoal do trabalhador na organização e nos efeitos do relacionamento intergrupais e estilos de liderança.

* Enfoque (ou pensamento) Sistêmico: Foi desenvolvida pelo biólogo alemão Karl Ludwig Von, publicada entre 1950 e 1968. Ela busca produzir teorias e formulações conceituais que criem condições de aplicação na realidade empírica.

2.3 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial trouxe muitas mudanças em meio a produção, que fez com que diminuísse o foco do artesanato para a fabricação em massa, produzindo de forma padronizada, pela qual, as máquinas foram tomando espaço e fazendo com que os empregados virassem operários.

Recebendo o treinamento, eles operavam as maquinas que mantém somente naquela atividade, diminuindo o risco de erros por confusão de processos, agilizando e obtendo produtos em maior quantidade.

Com essa Revolução houve vários aspectos positivos mas, alguns negativos também, devido a aumentar a produtividade e diminuir a qualidade, muitas demissões, que geraram revolta da população que destruíram muitas máquinas e por isso a má distribuição de renda ocasionou uma queda na economia.

Com o passar do tempo já se via a utilização do PDCA na administração dessas fábricas de forma que eles estudaram a situação e procuraram ações corretivas que se destacaram mais com a criação dos sindicatos, que geraram uma condição mais digna de trabalho e ocasionou na motivação dos funcionários, que mais tarde, se tornariam colaboradores.

2.4 DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DE ESTRESSE

O estresse é um indicador de que o acúmulo de problemas do cotidiano excedeu o limite do organismo humano.

Quando observamos e comparamos o estresse empresarial de antigamente aos dias de hoje é possível notar muitas semelhanças, como por exemplo, o fato de o estresse ser ocasionado por uma grande dose de pressão por parte dos seus superiores, o excesso de trabalho, a adaptação aos colegas e sua forma de trabalhar, e como diferenças têm o que se pode chamar de funcionário “multitarefa”, onde antes era contratado para executar aquela tarefa e somente “ela”, agora trabalha como colaborador que em meio a uma função exerce várias atividades de mesmo nível ou não, o que antigamente era pago somente para a execução, hoje também é pago para elaboração e gerar idéias de qualidade.

Os estados clínicos que ficam as pessoas sujeitas a esse sintoma, acabam por sofrerem distúrbios e ficam doentes, esse índice vem se agravando cada vez mais com o decorrer dos anos. É mostrado no vídeo e ainda ocorre atualmente o desequilíbrio que o estresse causa nas pessoas por meio de um conjunto de reações físicas, químicas e mentais que é a soma de diversos agentes agressores; como cansaço, pressão com relação ao tempo, nervosismo, fatores emocionais, entre outros. Esse indicador sempre existiu, o que difere são os fatores de estresse ou agentes agressores, que mudam no decorrer do tempo conforme o ambiente e a sociedade em que determinada pessoa está inserida.

2.5 PRINCIPIO DA DIVISÃO DE TAYLOR NA PADARIA Q PÃO

O princípio da divisão desenvolvido por Taylor é um fator determinante para a reestruturação da padaria Q Pão, mesmo havendo uma melhor organização de cargos e evidenciação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com