TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Comportamentais

Trabalho Universitário: Teorias Comportamentais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

1. ABORDAGEM CLASSICAS, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL.

1.1 Abordagem clássica

Para Robbins, a “Abordagem clássica é a perspectivas pela quais profissionais e autores, buscando criar princípios racionais que tornassem as organizações mais eficientes, estabeleceram o fundamento teórico para a disciplina de administração”.

A abordagem clássica surgiu em decorrência da revolução industrial, e dois fatores foram fundamentais para que isso ocorresse: O crescimento acelerado e desorganizado das organizações e a necessidade de aumentar a eficiência e a competências destas. Os estudos que iniciaram a abordagem clássica são os estudos precedidos por Frederick Winslow Taylor ( Administração cientifica ) e por Henry Fayol (teoria clássica).

1.2 Teoria comportamental

A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional.

1.3 Teoria humanista

O início do Século XX foi marcado por sérias críticas ao modelo mecanicista inserido pela Administração Científica de Taylor, onde o homem é considerado parte da máquina. Surgiu então, um movimento que propunha uma nova visão das organizações, mais humana e menos cientificista.

Diferente da Administração Científica de Taylor e a Escola da Organização Formal de Weber, a Escola das relações humanas, ou abordagem humanística das organizações, visualiza a organização como um organismo vivo e o homo economicus nessa abordagem, foi substituído pelo homo social.

2. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO EFICAZ

2.1 Elementos da comunicação

A comunicação verbal é um processo dinâmico, em que ocorre a interdependência do emissor e do receptor. A interpretação, obtida por mecanismos de relação entre a palavra empregada, seu contexto e o modo de articulação discursiva, precisa coincidir na transmissão e na recepção para que o nível básico de significado seja compreendido.

2.2 Comunicação eficaz

Para uma mensagem ser eficaz, é preciso primeiro que ela chegue ao seu destino, não é mesmo? Você conhece a expressão “pendurar uma melancia no pescoço”? Significa chamar a atenção de alguém. Essa expressão mostra de forma jocosa como ás vezes essa tarefa difícil. Você já tentou chamar um garçom num restaurante lotado? Os bebês são bem treinados quando o assunto é chamar a atenção, pois berram a plenos pulmões. Afinal, não sabem se comunicar por meio de palavras!

Mesmos que chegue ao destino, é preciso que a mensagem cause alguém impacto no destinatário. O mínimo que você espera quando ouve o noticiário ou abre o jornal de manhã é que as noticias tragam alguma informação nova, não é mesmo?

A informação precisa ser não apenas uma novidade, uma novidade, mas precisa ser relevante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com