TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de conhecimento em sociologia

Ensaio: Teste de conhecimento em sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Ensaio  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de alienação

A idéia de alienação, segundo Marx, refere-seI – à identidade entre os produtores e seus produtos.II – à separação entre o trabalhador e o produto deseu trabalho, devido à divisão social do trabalho, e àpropriedade privada dos meios de produção.III- à separação do Estado como um poder autônomo,imparcial, acima da coletividade e que a domina.IV- ao fato de o trabalhador não se reconhecer noproduto da sua atividade.a) I, III e IV estão corretas.b) I, II e III estão corretas.c) II, III e IV estão corretas.

d) II e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Descartes e o Método

Sobre a filosofia de Descartes, pode-se afirmar, comcerteza, que as suas mais importantesconseqüências foramI- a afirmação do caráter absoluto e universal da razãoque, através de suas próprias forças, pode descobrirtodas as verdades possíveis.II- a adoção do Método Matemático, que permiteestabelecer cadeias de razões.III- a superação do dualismo psico-físico, isto é, adicotomia entre corpo e consciência.Assinale a alternativa correta.a) II e IIIb) IIIc) I e III

d) I e II

Poder e dominação

Sobre os conceitos de poder e dominação, tal comoelaborados por Max Weber, é correto afirmar quea) a dominação prescinde do poder, uma vez que osindivíduos que se submetem a uma ordem dedominação não levam em conta os recursos quepossuem aqueles que exercem a dominação.b) são equivalentes, pois tanto um quanto outro sãorelações sociais às quais os indivíduos atribuemsentido, compartilhando, portanto, motivações.

c) toda relação de poder implica uma relação dedominação, já que a força sem uma base delegitimação não pode ser exercida.

d) não são equivalentes, pois a dominação supõe apresença do consentimento na relação entre “X” e“Y”, o que, necessariamente, não se dá com o poder.

Marx

Leia atentamente o texto abaixo e assinale aalternativa que indica com qual teoria filosófica ele serelaciona.“É possível afirmar que a sociedade se constitui apartir de condições materiais de produção e dadivisão social do trabalho, que as mudanças históricassão determinadas pelas modificações naquelascondições materiais e naquela divisão do trabalho eque a consciência humana é determinada a pensar asidéias que pensa por causa das condições materiaisinstituídas pela sociedade.”CHAUÍ, M. Filosofia. São Paulo: Ática, 2007.Este texto descreve

A) a concepção de Marx, que escreveu obras comoContribuição à Economia Política e O Capital.

B) a concepção de Nicolau Maquiavel, que escreveu,dentre outras obras, O Príncipe.C) a concepção de Thomas Hobbes, autor do Leviatã.D) a concepção de Jean Jacques Rousseau, autor de OContrato Social.

Locke: Tábula rasa

A mente é, como dissemos, um papel em branco,desprovida de todos os caracteres, sem quaisqueridéias; como ela será suprida? De onde provém estevasto estoque, que a ativa e que a ilimitada fantasiado homem pintou com uma variedade quase infinita?De onde apreende todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com