TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CONCLUSAO DE CURSO - EMPRESA LOJA DE CONFECÇÕES

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        .4

2.1 JUSTIFICATIVA        .4

2.2 HISTORICO        .5

2.3 TRIBUTAÇÃO        .7

2.3.1 Federais        .7

2.3.2  Estaduais        .7

2.3.3  Municipais        .8

2.3.4 Contribuições Sociais        .8

2.4 LIVROS FISCAIS..............................................................................................8

2.5 ENCARGOS TRABALHISTAS.........................................................................9

2.6 LIVROS CONTABEIS.......................................................................................9

2.7 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS..................................................................10

2.8 CRIAÇÃO DA EMPRESA................................................................................10

2.8.1 Estrutura de Capital, Física e Pessoal..........................................................10

2.8.2 Projeção de Compras e Vendas....................................................................12

2.8.3 Projeção de Fluxo de Caixa...........................................................................12

3. CONCLUSÃO.....................................................................................................13

REFERÊNCIAS



  1. INTRODUÇÃO

No decorre deste trabalho, vamos mostrar que a contabilidade é fundamental às empresas para seu bom desempenho, desde a sua criação até o seu planejamento, pois através dela obtemos informações valiosíssimas que auxilia nas decisões da administração.

Portanto se na empresa a contabilidade se faz, eficaz e eficiente pode se usufruir de todas as suas vantagens. São através de relatórios, demonstrações e planilhas financeiras, fiscais e gerenciais que o planejamento da organização se guia, sempre buscando  alavancar o crescimento da mesma.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. JUSTIFICATIVA

Hoje vivemos em um país que a legislação muda, podemos dizer que quase todo dia, a empresa precisa estar atenta para essas mudanças, que pode trazer benefícios ou prejuízos à mesma. A contabilidade é uma companheira nesse cotidiano, sempre em busca de estratégicas gerenciais, financeiras e fiscais, para poder subsidiar em orientações de como se deve proceder ao planejamento estratégico da organização. Portanto, aprofundar os conhecimentos nessa área, para demonstrar a evolução e a importância dela dentro das organizações.

Por esse motivo, se escolhe o ramo do comércio varejista de roupa e calçado, pois o ser humano busca ter uma boa aparência e se sentir bem, podendo ser no serviço, na hora de um passeio com a família ou até mesmo em casa.

  1. HISTÓRICO

A necessidade do homem pré- historio de buscar alimentos em diversas regiões, em que a variação climática mudava constantemente o fez se agasalhar e se proteger do frio. Assim surgiu a roupa. Nessa época as roupas eram confeccionadas de peles de animais, pois durava mais e cobria poucas partes do corpo, mas por ser dura isso  dificultava a fugir dos seus predadores. Acredita que no final dessa época já se utilizava a técnica de fabricação de fios, essa técnica foi sendo melhorada, possibilitando a formação de peças mais elaboradas.

No antigo Egito, as vestes de homens e mulheres eram diferentes, conforme sua classe social também havia distinção. Os homens tinham uma vestimenta básica denominada Chanti, e as mulheres tinham como vestuário a loriga que tinha um formato tubular colado ao corpo. Elas se enfeitavam com colares e maquiagem forte nos olhos.

No império romano, o vestuário já havia sofrido algumas modificações e já cobria todo o corpo, pois se vestia túnicas retangulares confeccionada por lã e linho. Devido ao alto nível de vida e cidadania romana, começo usar novos acessórios e indumentários para ambos os sexos. As jóias já eram apreciadas nessa época.

Já na idade moderna, as vestimentas ganharam grandes mudanças, pois eram conforme classe social teve influência a Renascentista que se iniciou no século XIV, houve bastantes mudanças no decorrer desse século.

 Na época contemporânea, com a Revolução Industrial, iniciada no século XIX, registrou uma grande expansão em todo o mundo.  Pois contribuiu para ao progresso nos meios de transporte, comunicação e outros. Na área de vestuários os artesões que fabricavam roupas, vieram a falência, e as pessoas que não tinham condições financeira fabrica suas roupas em casa, só os ricos conseguiram adquirir roupas confeccionadas em fábricas.  

O período importante para a moda foi nos anos de 1810 a 1910 que foi marcado pela ostentação e riqueza, ficou conhecia com a Época Bela. As roupas femininas ganharam mais volumes aos vestidos e adornos aos seios. Ocorreram inúmeras variações de como a mulher era vista pela sociedade, e com isso seu vestuário também foi mudando. As cores que eram chamativas deu lugar as cores de pasteis.

Hoje no nosso cotidiano temos a liberdade de se vestir conforme nós nos identificamos como cores, formas e conteúdo em nossas roupas. Esse mundo é diversificado, e cada um respeita o outro.

  1. TRIBUTAÇÃO

As empresas no território brasileiro estão enquadrada em alguns tipos de tributação, podendo ser federais, estaduais e municipais. Segue abaixo a relação de tributos:

2.3.1 Federais

Os impostos Federais são:

                

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) é um imposto que cada empresa que exerce a função de comercialização ou prestação de serviços paga, sobre a base no lucro da mesma. Contendo sua alíquota de 15% sobre o valor do lucro.
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo que é calculado sobre o lucro líquido no período, com destino  ao financiamento da seguridade social. Foi constituído pela Lei 7.689/1988. Sua alíquota está entre 9% e 12% e a base de cálculo que é o valor do resultado do exercício.
  •  Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Foi instituído pela lei complementar nº 70/91, sendo regulamentado pela lei nº 9.718/98, é uma contribuição federal brasileira, com natureza tributária, destinadas a seguridade social, a qual abrange a previdência social, a saúde e a assistência social..
  • Contribuição ao Programa da Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária, instituída para financiar os pagamentos dos seguintes: seguro desemprego, abono salarial e outros. São pagos pelas empresas.
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um imposto que incide sobre os produtos industrializados sendo fabricados aqui no Brasil ou importado. A TIPI é uma tabela de incidência do IPI, que nos mostras a alíquota de cada produto.

2.3.2 Estaduais

 O ICMS é um imposto que incide sobre a circulação de mercadoria e prestação de serviço entre dois ou mais estabelecimentos, sua legislação é regulamentado por cada estado brasileiro, por isso não tem uma alíquota fixa ou determinada.

  1. Municipais

O Imposto sobre serviços de qualquer natureza com exceção dos impostos compreendidos em Circulação de Mercadorias (ISSQN) é o recolhimento sobre qualquer prestação de serviço ou  vendas de autônomo  que esta obrigado a recolher, portanto sua alíquota varia  entre 2% a 5% conforme a lei municipal de cada município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com