TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciencia

Monografias: Trabalho De Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:

- Permite controle apropriado;

- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;

- Melhor coordenação das interfaces do projeto;

- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e

- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

Plano estratégico para realização de um projeto de extenção universitário

Reciclagem como atividade de educação ambiental

Nas últimas décadas, o grande aumento da produção de lixo urbano criou um novo problema social: o acúmulo de lixo acima da capacidade dos aterros sanitários. A partir daí, houve a necessidade de encontrar um destino adequado para estes materiais. Como grande parte do lixo produzido pode ser utilizado como insumo para a geração de novos produtos surgiu o conceito de reciclagem.

O conceito de reciclagem diz respeito ao processo de transformação dos resíduos sólidos que envolvem a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas com vistas à transformação em insumos ou novos produtos. É importante diferenciar o conceito de reciclagem do de reutilização. A reciclagem só pode ser feita em materiais que podem voltar ao estágio de matéria prima e ser gerado um novo produto. Visando a diminuição da extração dos recursos naturais para novas fabricações e da quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários.

Todo material fabricado necessita de uso de matéria-prima e energia. No entanto cada material que jogamos fora, também é desperdiçado energia, matéria-prima e pode poluir o meio ambiente. A reutilização contribui para redução da necessidade de exploração de recursos naturais e também os materiais permanecem mais tempo em uso, antes de serem descartados. A reutilização consiste em utilizar um produto mais de uma vez, para a mesma finalidade ou não e sem que ele sofra alterações ou processamentos.

Em São Bernardo do Campo:

Constitui campo funcional da Secretaria de Gestão Ambiental:

I - coordenar a implantação do Plano Diretor do Sistema de Meio Ambiente no Município;

II - coordenar, controlar e avaliar o processo de implantação do licenciamento ambiental no Município; e

III - coordenar a implantação da Agenda 21 Local para o desenvolvimento sustentável e promoção da sustentabilidade ambiental nas políticas públicas municipais.

Parágrafo único. A Agenda 21 Local é um processo participativo, multissetorial, para alcançar os objetivos da Agenda 21, documento aprovado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ocorrida em 1992, no nível local, através da preparação e implementação de um plano de ação estratégica, de longo prazo, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável local.

“Em 2005, por exemplo, o Brasil reciclou mais de 9,4 bilhões de latas de alumínio, que representam 96,2% da produção nacional de latas, beneficiando com emprego e renda cerca de 130 mil sucateiros.

No entanto, apesar dessas informações positivas, dados recentes, divulgados pela associação sem fins lucrativos Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), mostram que apenas um milhão de brasileiros têm acesso aos programas municipais de coleta seletiva, um número relativamente baixo diante do tamanho da população brasileira - 183,9 milhões de habitantes”.

Na tentativa de melhorar esses números, o Governo Federal através do Decreto Nº 5.940, de outubro de 2006, instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Objetivos:

1. Manter a coleta seletiva do papel, papelão e das pilhas e baterias. Cada um no seu devido lugar para serem reciclados corretamente.

2. Implementar a coleta seletiva do papel, papelão e das pilhas e baterias na Faculdade.

3. Divulgar a iniciativa da coleta seletiva de lixo

4. Conscientizar os alunos, professores e funcionários da escola, através de palestras e rodas de conversa, da necessidade e importância da reciclagem e do reaproveitamento dos materiais;

5. Divulgar a iniciativa da coleta seletiva de lixo, através de palestras educativas e oficinas de reciclagem, em escolas próximas

6. Colar cartazes sobre como realizar a correta reciclagem.

Exemplo:

Reciclagem.

Viabilidade do projeto

Para tornar este projeto viável, o projeto conta com quadro de servidores e professores de diversas áreas da escola que podem auxiliar na divulgação e conscientização da comunidade acadêmica.

Os alunos dos cursos de graduação relacionados com a turma poderão tornar-se difusores dos conhecimentos adquiridos tendo um papel importante na conscientização popular dos benefícios da reciclagem de lixo.

Podemos realizar campanhas para arrecadar dinheiro, assim, conseguiremos comprar os materiais necessário para realização do projeto. (Compras de cartazes, folhetos etc.).

Deslocar-se até a prefeitura para conversar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com